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Do campo à mesa: McDonald’s revela origem dos seus alimentos em nova websérie; confira

O projeto com três episódios destaca a cadeia de produção completa de alguns dos ingredientes da rede: carne, alface e café

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O McDonald’s, uma das principais redes de alimentação do Brasil e do mundo, é conhecido por seu cardápio com itens icônicos. No entanto, muitos desconhecem a jornada que cada ingrediente percorre até chegar aos mais de 1.100 restaurantes da marca no país. Para dar visibilidade a essa cadeia de produção, a Arcos Dorados, que opera a marca McDonald’s no Brasil e toda América Latina, lançou a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”, que explora a origem e qualidade de três dos seus produtos essenciais: carne, alface e café.

O projeto conta com três episódios gravados diretamente das fazendas, campos e fábricas de fornecedores parceiros, revelando os bastidores do processo produtivo. A iniciativa reforça o compromisso contínuo da marca com a transparência. “Para nós, transparência é um valor inegociável e por isso, além de abrir as nossas cozinhas, agora também estamos abrindo as portas dos nossos fornecedores. Nosso objetivo é tornar acessível o que muitas vezes é invisível para o consumidor final, construindo reputação e fortalecendo a relação de confiança com nossos clientes”, diz Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

Para conhecer a produção da bebida que é servida nos McCafés, foi até a Fazenda Rio Brilhante, localizada em Coromandel, no Cerrado Mineiro. O episódio destaca os processos de colheita, beneficiamento e rigorosos testes de qualidade que os grãos passam. Bruna Mendes, gerente do segmento de café do McDonald’s, também reforça as características do café da rede, que é 100% arábica. “O arábica é a variedade escolhida pela marca para todas as suas operações. Um café com características mais delicadas e doces, que entrega um nível superior de qualidade.”

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No episódio gravado em Sumidouro, no Rio de Janeiro, o público tem a oportunidade de conhecer de perto como a alface do Méqui é cultivada e processada, garantindo sabor e qualidade que encontram nos restaurantes. A captação ocorreu nos campos de alface americana e na fábrica de processamento do Grupo JFC, principal processador de alface americana do país, graças à parceria com a marca. Após de 90 dias no campo, a alface é enviada para a fábrica, onde passa por corte, sanitização, verificação de qualidade e embalagem.

A produção da carne bovina utilizada nos icônicos sanduíches da rede, como o Big Mac e o Quarteirão, também foi tema de um episódio especial. A Fazenda São José, localizada em Quintana (SP), é uma das fornecedoras da matéria-prima para os hambúrgueres do McDonald’s, e lá, o manejo responsável dos animais e a preservação ambiental são prioridades. Além disso, a marca revelou os bastidores da fábrica de hambúrgueres da Marfrig, situada em Bataguassu (MS), sua fornecedora exclusiva e maior produtora de hambúrgueres do mundo.

Além de oferecer produtos de qualidade que atendem aos rigorosos padrões de segurança alimentar da rede, o McDonald’s impulsiona o desenvolvimento de seus parceiros e produtores ao adquirir matéria-prima nacional.

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Sustentabilidade de ponta a ponta

Na série, a marca evidencia como seu compromisso socioambiental está presente em toda a cadeia produtiva. O café, por exemplo, possui a Certificação Rainforest Alliance, que assegura práticas sustentáveis ao longo de sua produção. Na alface, a auditoria Grasp (Global Risk Assessment on Social Practices, Avaliação Global de Riscos em Práticas Sociais) monitora a responsabilidade social nos campos. Além disso, a marca só adquire produtos de campos certificados pelo GlobalG.A.P, que garante o cumprimento de boas práticas agrícolas.

Para a carne bovina, o McDonald’s adota uma política própria de compra livre de desmatamento. Essa política exige que os fornecedores diretos sigam diretrizes rigorosas quanto ao combate ao desmatamento, à proteção de terras indígenas e de unidades de conservação, além do respeito aos direitos humanos. O monitoramento é feito via satélite e, desde 2020, 100% da carne utilizada pela rede é rastreada.

“Atuamos para desenvolver uma cadeia de abastecimento cada vez mais responsável, e nossos fornecedores desempenham um papel fundamental nesse processo. Trabalhamos em estreita colaboração com eles, alinhando compromissos para garantir que o impacto positivo se estenda a todas as etapas”, explica Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social da Arcos Dorados.

Assista aos episódios na íntegra no canal do YouTube da Arcos Dorados.

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BRANDT Brasil Realiza PitStop Técnico e Destaca Estratégias para Aumentar a Produtividade no Campo

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Assim como os pilotos buscam sempre o pódio nas pistas, os produtores agrícolas também almejam alcançar os melhores índices de produtividade em suas lavouras. Ao final de mais um ciclo, chega o momento do “Pit Stop”, quando é essencial avaliar as práticas adotadas e os resultados obtidos ao longo da safra. Nesse contexto, a BRANDT Brasil, especializada em insumos agrícolas com foco em fisiologia vegetal, biossoluções e tecnologias de aplicação, promove mais uma edição de seu PitStop Técnico. A série de eventos percorrerá diversos estados brasileiros, reunindo distribuidores, consultores e produtores para discutir estratégias que visam otimizar a produtividade no campo.

Os encontros ocorrerão em Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Minas Gerais e Tocantins. Maria Luísa Bertoletti, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da BRANDT Brasil, ressalta que o objetivo do evento é proporcionar aos participantes discussões sobre temas como o desenvolvimento radicular no início da cultura, a importância da nutrição para a estruturação das plantas, a mitigação de estresses e os impactos positivos de um manejo estratégico no período de enchimento de grãos.

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“Esses são fatores essenciais para garantir uma produtividade superior na próxima safra. O agricultor deve avaliar os manejos adotados no último ciclo, identificando os que funcionaram bem e os que não trouxeram os resultados esperados. Essa reflexão é fundamental para traçar as estratégias para uma safra ainda mais produtiva”, afirma.

O PitStop Técnico também se caracteriza por uma abordagem prática. Segundo Maria Luísa, o evento conta com dinâmicas de tecnologia de aplicação, permitindo que os produtores vejam, de forma concreta, como as soluções podem ser utilizadas para otimizar a aplicação de insumos no campo. “As demonstrações são fundamentais para que o público compreenda a importância de escolher as ferramentas adequadas, garantindo maior eficácia na aplicação de produtos fitossanitários, fertilizantes e bioestimulantes”, explica.

Além disso, os eventos destacam soluções que foram utilizadas pelo agricultor Alex Harrell, recordista mundial de produtividade de soja, que atingiu 244,67 sacas por hectare na safra 2023/2024. Harrell, que já havia estabelecido um recorde de 231,8 sacas por hectare na safra anterior, adota produtos da BRANDT em sua lavoura. No ano passado, ele foi convidado pela empresa para conhecer a agricultura brasileira. Durante o PitStop Técnico 2025, os produtores terão a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias empregadas por Harrell em sua produção.

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Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

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