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Agosto Lilás e a luta das mulheres por igualdade e respeito

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Soraya Amaral é dentista com pós-graduação em implantodontia e reabilitação oral e especialização em estética, militante em defesa da mulher, da causa animal e da justiça social.
Soraya Amaral é dentista com pós-graduação em implantodontia e reabilitação oral e especialização em estética, militante em defesa da mulher, da causa animal e da justiça social.

Por Soraya Amaral

Em março, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) já havia nos alertado sobre o aumento no número de feminicídios em Mato Grosso, que chegou a registrar a maior taxa desse tipo de crime no país, com 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres. Apenas cinco meses se passaram e seguimos acompanhando os números crescerem de forma assustadora, incluindo ainda ameaça, stalking (perseguição), agressões físicas em contexto de violência doméstica, violência psicológica, estupro e tentativa de feminicídio.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a campanha foi instituída em 2016, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A campanha Agosto Lilás é considerada um marco na luta contra a violência doméstica e familiar, representando a força e a luta das mulheres por igualdade e respeito, visando sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

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Mas o que é preciso fazer para protegermos as mulheres a nossa volta e a nós mesmas, visto que esse crime atinge a todas, independentemente de cor, religião ou classe social?

Primeiramente, precisamos retirar essa mulher da situação de vulnerabilidades, dando mais autonomia e condições para que ela não necessite tanto de ajuda ou dependência de outros para sobreviver.

Também é necessário intensificar atividades e ações educativas, como palestras, debates, campanhas de mídia e distribuição de materiais informativos, para alertar sobre os tipos de violência contra a mulher (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) e sobre os seus direitos, bem como, encorajá-las a denunciarem seus agressores e a buscarem por ajuda.

O acolhimento da vítima, o acesso à justiça, a punição do agressor, estratégias de prevenção que trabalhem a origem de todas essas diferentes manifestações de violência também são essenciais para dar a elas condições de sairem da frágil situação.

Precisamos trabalhar juntas para que todas as mulheres possam continuar sonhando e fiquem com seus companheiros somente por amor e não mais por medo ou pura necessidade, seja emocional e principalmente financeira.

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Soraya Amaral é dentista com pós-graduação em implantodontia e reabilitação oral e especialização em estética, militante em defesa da mulher, da causa animal e da justiça social.

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Do campo à mesa: McDonald’s revela origem dos seus alimentos em nova websérie; confira

O projeto com três episódios destaca a cadeia de produção completa de alguns dos ingredientes da rede: carne, alface e café

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O McDonald’s, uma das principais redes de alimentação do Brasil e do mundo, é conhecido por seu cardápio com itens icônicos. No entanto, muitos desconhecem a jornada que cada ingrediente percorre até chegar aos mais de 1.100 restaurantes da marca no país. Para dar visibilidade a essa cadeia de produção, a Arcos Dorados, que opera a marca McDonald’s no Brasil e toda América Latina, lançou a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”, que explora a origem e qualidade de três dos seus produtos essenciais: carne, alface e café.

O projeto conta com três episódios gravados diretamente das fazendas, campos e fábricas de fornecedores parceiros, revelando os bastidores do processo produtivo. A iniciativa reforça o compromisso contínuo da marca com a transparência. “Para nós, transparência é um valor inegociável e por isso, além de abrir as nossas cozinhas, agora também estamos abrindo as portas dos nossos fornecedores. Nosso objetivo é tornar acessível o que muitas vezes é invisível para o consumidor final, construindo reputação e fortalecendo a relação de confiança com nossos clientes”, diz Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

Para conhecer a produção da bebida que é servida nos McCafés, foi até a Fazenda Rio Brilhante, localizada em Coromandel, no Cerrado Mineiro. O episódio destaca os processos de colheita, beneficiamento e rigorosos testes de qualidade que os grãos passam. Bruna Mendes, gerente do segmento de café do McDonald’s, também reforça as características do café da rede, que é 100% arábica. “O arábica é a variedade escolhida pela marca para todas as suas operações. Um café com características mais delicadas e doces, que entrega um nível superior de qualidade.”

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No episódio gravado em Sumidouro, no Rio de Janeiro, o público tem a oportunidade de conhecer de perto como a alface do Méqui é cultivada e processada, garantindo sabor e qualidade que encontram nos restaurantes. A captação ocorreu nos campos de alface americana e na fábrica de processamento do Grupo JFC, principal processador de alface americana do país, graças à parceria com a marca. Após de 90 dias no campo, a alface é enviada para a fábrica, onde passa por corte, sanitização, verificação de qualidade e embalagem.

A produção da carne bovina utilizada nos icônicos sanduíches da rede, como o Big Mac e o Quarteirão, também foi tema de um episódio especial. A Fazenda São José, localizada em Quintana (SP), é uma das fornecedoras da matéria-prima para os hambúrgueres do McDonald’s, e lá, o manejo responsável dos animais e a preservação ambiental são prioridades. Além disso, a marca revelou os bastidores da fábrica de hambúrgueres da Marfrig, situada em Bataguassu (MS), sua fornecedora exclusiva e maior produtora de hambúrgueres do mundo.

Além de oferecer produtos de qualidade que atendem aos rigorosos padrões de segurança alimentar da rede, o McDonald’s impulsiona o desenvolvimento de seus parceiros e produtores ao adquirir matéria-prima nacional.

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Sustentabilidade de ponta a ponta

Na série, a marca evidencia como seu compromisso socioambiental está presente em toda a cadeia produtiva. O café, por exemplo, possui a Certificação Rainforest Alliance, que assegura práticas sustentáveis ao longo de sua produção. Na alface, a auditoria Grasp (Global Risk Assessment on Social Practices, Avaliação Global de Riscos em Práticas Sociais) monitora a responsabilidade social nos campos. Além disso, a marca só adquire produtos de campos certificados pelo GlobalG.A.P, que garante o cumprimento de boas práticas agrícolas.

Para a carne bovina, o McDonald’s adota uma política própria de compra livre de desmatamento. Essa política exige que os fornecedores diretos sigam diretrizes rigorosas quanto ao combate ao desmatamento, à proteção de terras indígenas e de unidades de conservação, além do respeito aos direitos humanos. O monitoramento é feito via satélite e, desde 2020, 100% da carne utilizada pela rede é rastreada.

“Atuamos para desenvolver uma cadeia de abastecimento cada vez mais responsável, e nossos fornecedores desempenham um papel fundamental nesse processo. Trabalhamos em estreita colaboração com eles, alinhando compromissos para garantir que o impacto positivo se estenda a todas as etapas”, explica Marie Tarrisse, Gerente Sênior de Desenvolvimento Sustentável e Impacto Social da Arcos Dorados.

Assista aos episódios na íntegra no canal do YouTube da Arcos Dorados.

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