Lucas do Rio Verde
Professores e alunos da rede municipal representarão o município na Mostra Nacional de Robótica e OBR
Publicado em
12 de novembro de 2024por
Da Redação
Lucas do Rio Verde continua se destacando na área educacional em nível nacional. Prova disso, são as equipes de professores e alunos do Clube de Robótica, que receberam o reconhecimento e foram selecionados para participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR), que é o maior evento da área na América Latina, e acontecerá no Centro de Convenções de Goiânia, até o dia 16 de novembro.
“Nós estamos muito felizes por ter essa oportunidade de participar da Mostra Nacional de Robótica, que é um dos maiores eventos da robótica no Brasil. Além de levarmos o nome de Lucas do Rio Verde, da Escola Vinícius de Moraes, da Ematec, para outra cidade, para mostrar para o Brasil os nossos projetos, também teremos a oportunidade de conhecer outros projetos desenvolvidos por crianças. A gente entende que a robótica trabalha o ser humano como um todo, mesmo que a criança não vá trabalhar na área de tecnologia em si, mas ela aprende conceitos de trabalho em equipe, pensamento computacional, raciocínio lógico, e isso ajuda em qualquer outro setor que ele for trabalhar na vida adulta”, explicou a professora Katia Mundim.
O evento busca estimular o estudo e a pesquisa na área da robótica e é voltado para alunos do ensino fundamental, médio, técnico e alunos de graduação, pós-graduação ou pesquisadores da área. Os estudantes e orientadores desenvolvem projetos com robótica durante o ano letivo, cadastram seu projeto no Sistema Olimpo em forma de artigo, junto com vídeos ou fotos do trabalho sendo desenvolvido.
Os trabalhos selecionados participam da Mostra Presencial, onde os alunos devem apresentar seu projeto para o público e para avaliadores da Mostra. Os projetos mais bem avaliados concorrem a bolsas de Iniciação Científica Júnior CNPQ/MNR, para que o trabalho continue sendo desenvolvido.
“A robótica veio para o nosso município agregar um valor muito grande para a nossa educação, pois conseguimos criar projetos legais com as ideias das crianças, e ver elas se desenvolverem. É a primeira vez que nós estamos indo participar do evento e será um momento único, com uma troca de experiência muito importante, tanto para nós como professoras, quanto para as crianças, porque traremos uma bagagem de lá, de aprendizado muito grande”, ressaltou a professora Nayane Santos.
A equipe Mega Gênias, da Escola Vinícius de Moraes, será representada pela professora Katia Mundim, e a aluna do 5º ano, Alice Angelli. Elas levarão dois projetos para o evento, o “Evitando Ruídos”, que foi desenvolvido em 2022 para auxiliar um colega autista na sala de aula, com a proposta de acender uma lâmpada quando o barulho estivesse excessivo, e o projeto “VisionGuard”, que é uma pulseira que emite um alarme quando tem algum obstáculo perto de crianças com baixa visão.
Já a equipe Emma Tech, do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional (CTM), terá como representantes a professora Nayane Santos e a aluna do 7º ano, Isabelly Barros, que participarão da mostra com o projeto “Carrinho de Rolimã Gerador de Energia”, que gera energia limpa e renovável, e serviu de aprendizado para os alunos que tiveram contato com a engenharia elétrica e mecatrônica.
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)
“Estou muito animada! Eu sempre fui apaixonada pela robótica desde pequenininha, gostava de olhar as coisas e no terceiro ano, quando começou a Mega Gênias eu achei incrível. Queria que meus colegas se importassem mais, porque a robótica é uma coisa muito importante para o mundo”, contou a aluna do 5º ano, Alyce Angelli.
OBR
Além da Mostra Nacional de Robótica, Lucas do Rio Verde está presente na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece até o dia 16 de novembro, também em Goiânia. A equipe Lego Girls, composta pelas alunas Mariah Clara Dorneles, Eduarda Conrad e Beatriz Rigo, integrantes da equipe Lego Tech da Escola Municipal São Cristóvão, participou da fase regional da olimpíada, realizada em Lucas do Rio Verde, MT, em agosto deste ano, e após conquistar o 1º lugar, estão representando o Estado na etapa nacional. Inspiradas pela experiência adquirida na competição OFF Season, realizada em Cuiabá, as alunas criaram um robô que executa a famosa “Dança da Galinha”. A coreografia foi o ponto de partida para o desenvolvimento do robô, que será apresentado na OBR, junto com os técnicos Genivaldo Rocha e Nayane Santos.
(Foto: Reprodução)
Lucas do Rio Verde
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Published
4 horas agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.
Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.
Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.
“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”
Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.
“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”
A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.
“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.
“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”
Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande
CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Servidores de Cuiabá concluem capacitação em gestão ambiental em Tangará da Serra
Os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá concluíram nesta semana a 19ª Edição da...
Prefeito acompanha finais do futsal e projeta mais investimentos no esporte escolar
Com a presença do prefeito Abilio Brunini, foram definidas nesta sexta-feira (26), no Ginásio Verdinho, as equipes campeãs do futsal...
MATO GROSSO
MPMT fortalece defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+
Garantir o respeito à diversidade e combater todas as formas de discriminação estão entre as atribuições do Ministério Público de...
Equipes de São Paulo e Santa Catarina são campeãs do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
POLÍCIA
Polícia Civil lamenta falecimento da escrivã Uadila Silveira Lopes Delmonico
Com grande pesar, a Polícia Civil comunica o falecimento da escrivã, Uadila Silveira Lopes, lotada na Diretoria do Interior. A...
Polícia Civil lamenta falecimento do investigador Nacir Raymundo
¿A Polícia Civil lamenta o falecimento do investigador, Nacir Raymundo Cecchin, lotado na Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e...
Condenado por Tragédia do Baldo é preso em ação integrada entre Polícias Civis de MT e RN
Uma investigação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil de Mato Grosso resultou...
FAMOSOS
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Várzea Grande7 dias agoViação e Obras realiza mais de 54 ações de manutenção em 21 bairros de Várzea Grande
-
Várzea Grande6 dias agoCom articulação política, Várzea Grande vai ampliar e retomar obras de Unidades Básicas
-
Várzea Grande6 dias agoAtletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro
-
Política MT6 dias agoWilson Santos e Alckmin trocam impressões sobre ferrovia e agroindústria durante inauguração de terminal ferroviário



