Rondonópolis

Sinfra inicia trabalhos para resolver problema de erosão

Publicado em

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) já deu início aos trâmites legais e serviços necessários para resolver os problemas na obra de canalização realizada na avenida dos Estudantes, na proximidade com a rua Dom Pedro II. O local está interditado para o tráfego de veículos desde o dia 10 de janeiro, após uma vistoria técnica da pasta apontar risco de colapso da via.

Ainda nesta terça-feira (11), a empresa Amil, responsável pela execução da obra de duplicação da alameda das Rosas e da rotatória com a rua Dom Pedro II, encaminhou equipes e maquinários para o local. “A Amil iniciou um trabalho paliativo de reparo porque a prioridade, neste momento, é garantir segurança para liberar o trânsito”, explicou o secretário Municipal de Infraestrutura, Lucas Corrente Luz.

O secretário ainda acrescentou que a empresa também deve fazer um estudo técnico para definir como será a obra para resolver o problema de forma definitiva.

O trabalho da Amil teve início após a Sinfra notificar extrajudicialmente as duas empresas responsáveis por executar as obras no local – Amil e Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

Leia Também:  Coletiva de imprensa com assinatura de decreto marca 1º dia útil na Prefeitura de Rondonópolis

A Amil foi a responsável pela obra de duplicação da Alameda das Rosas e rotatória na avenida dos Estudantes, enquanto, a Coder foi contratada para execução da obra de reestruturação e ampliação do canal na mesma avenida. As notificações extrajudiciais foram publicadas no Diário Oficial do Município de 6 de fevereiro.

Os problemas na avenida dos Estudantes, nas proximidades da rotatória da rua Dom Pedro II, foram identificados pela Sinfra no início desta gestão em janeiro, depois que uma vistoria verificou que a estrutura de drenagem pluvial feita no local poderia colapsar, portanto, para garantir a segurança de quem trafega pela via, precisou fazer a interdição do trânsito.

Um laudo técnico foi elaborado pela Pasta e concluído no final de janeiro apontando que a obra foi mal executada. Entre os problemas identificados estão erosão com risco de colapso da pista e assentamento inadequado de aduelas.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Município assina adesão à Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Published

on

A Prefeitura de Rondonópolis, através do prefeito Cláudio Ferreira, assinou na tarde desta quinta-feira (27), na sede do Fórum da Justiça do Estado em Rondonópolis, o termo de adesão do Município ao protocolo de intenções 01/2019, com vistas à implementação de políticas públicas de prevenção e atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como o termo de cooperação técnica 01/2025, objetivando a sua adesão à Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Sendo um projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) executado por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher-MT), a iniciativa em questão vem fortalecer as políticas públicas voltadas à proteção e ao atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O objetivo é unir forças entre as instituições locais para garantir os direitos das mulheres, oferecendo suporte e atendimento adequados para enfrentar situações de risco. Nisso, a rede também é integrada por demais poderes e instituições locais.

A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, conduziu a assinatura dos termos nesta quinta-feira. “Chega de condenar, chega de julgar, chega de prisão! Vamos entrar na seara da prevenção e da educação!”, externou a magistrada na ocasião, enfatizando ser necessária a tomada de ações que garantam uma maior qualidade de vida às crianças do futuro. “Nunca a ciência foi tão avançada, nunca a medicina foi tão eficaz, nunca se produziu tantos alimentos… Mas eu posso dizer que nunca se teve tanta sede e fome de paz”, acrescentou.

Leia Também:  Coder agora é empresa 100% pública sendo o município seu único dono

Presente em dezenas de municípios, a iniciativa, além de romper o ciclo de violência contra mulheres, também atua no resgate daquelas que sofreram agressões físicas, morais, sexuais, psicológicas ou financeiras. Entre as providências definidas pela Rede está o compromisso da Prefeitura em criar um grupo reflexivo de homens, voltado à sensibilização dos autores de violência doméstica e familiar, além da disponibilização de psicólogo e assistente social de plantão, 24 horas por dia, para garantir um atendimento mais humanizado às vítimas.

O prefeito Cláudio Ferreira ressaltou a importância de iniciativas como essas em um mundo de tanta violência. “Quero parabenizar a doutora Maria Mazarelo por encampar esse projeto. A gente sabe que o juiz julga segundo a lei, mas, na verdade, não se pode restringir à letra fria. A Bíblia diz que a letra mata. Se as leis fossem resolver a solução, não teríamos tantos desconcertos no mundo”, avaliou.

O prefeito repassou ainda o compromisso da gestão em tentar reverter esse quadro. “O Brasil tem uma cultura de violência econômica, com o Estado confiscando quase a metade do que o povo produz, a violência contra a liberdade de expressão, a violência contra o patrimônio e contra a vida. Nesse sentido, o Brasil é um dos países que mais matam no mundo inteiro, com cerca de 50 mil homicídios por ano. E as mulheres têm sido as vítimas em maior grau nessa cultura nociva de violência. Toda iniciativa para enfrentar esse problema é bem-vinda. Sabemos que o Poder Judiciário tem seus limites na hora de executar essas boas políticas, mas na nossa gestão seremos parceiros dele nessas políticas”, garantiu.

Leia Também:  Município destaca ações já tomadas contra proliferação da dengue

Inúmeras outras entidades e instituições também assinaram o termo de adesão à referida rede na cidade.

Foto – Vandi

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA