Sinop

Prefeitura de Sinop realiza Dia D da Busca Ativa Escolar para combater evasão na rede municipal

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, realiza nesta quarta-feira (1º) o Dia D da Busca Ativa Escolar em todas as 46 unidades da rede municipal de ensino. A campanha ‘Quem falta, faz falta!’ tem como foco conscientizar alunos e responsáveis sobre a importância da frequência regular às aulas e reforçar o combate à evasão escolar.
 
Pela manhã, o Dia D foi marcado por atividades lúdicas e pedagógicas, como apresentações de teatro, nas escolas da rede municipal. Na Emeb Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, no Jardim Imperial, os alunos e equipes se mobilizaram para transmitir a mensagem de que cada falta impacta diretamente o aprendizado e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
 
A coordenadora da Busca Ativa Escolar, Débora Ribeiro, explicou que a ação faz parte de uma estratégia nacional desenvolvida pelo UNICEF em parceria com o Ministério da Educação e outros órgãos. “Trabalhamos para evitar a evasão escolar. Cada criança que começa a apresentar infrequência, a escola nos aciona e vamos em busca dessas crianças por meio de visitas. Vamos ver qual o motivo dessa criança estar faltando. Às vezes pode ser um problema de saúde, transporte, então trabalhamos com intersetorialidade entre a saúde, a assistência social e o conselho tutelar”, destacou.
 
A coordenadora também ressaltou que a busca ativa ocorre durante todo o ano letivo e, em casos mais graves, é necessário envolver instituições como o Ministério Público. “Em algumas situações, encaminhamos ao Ministério Público para dar assistência à família dessa criança. A busca ativa ocorre o ano inteiro e existe essa parceria com o selo UNICEF. O município fez a adesão e fazemos esse acompanhamento durante todo o ano”, completou Débora.
 
A servidora Lucélia Cruz, membro do comitê da Busca Ativa pela Secretaria de Saúde, explicou como é feito o acompanhamento nos casos em que a ausência escolar está ligada a problemas de saúde. “Caso a criança não compareça à escola porque está com um problema de saúde, somos acionados, entramos no sistema e verificamos se essa criança realmente foi na unidade de saúde fazer uma consulta. Se sim, damos o suporte, fazemos uma visita domiciliar para saber se está tudo bem, quantos dias de atestado, e confirmamos à educação se realmente a criança está doente e precisa de um suporte maior”, afirmou.
 
A diretora da Emeb Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, Célia Marcari, destacou a relevância da ação que envolveu toda a comunidade escolar durante a manhã. “Hoje é o Dia D da Busca Ativa e algo que falamos sempre é que quem falta, faz falta. Percebemos que, principalmente após a Covid, os pais e as próprias crianças não têm a frequência como algo necessário na escola. Fazemos projetos e desenvolvemos ações para buscar essas crianças para estarem presentes. Queremos que os pais e as próprias crianças tenham consciência do que se perde em dias de falta”, ressaltou.
 
Além da mobilização das equipes escolares, os próprios alunos participaram das atividades criativas para difundir a mensagem da campanha. O estudante Alisson Júnior, da Emeb Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, interpretou o personagem ‘Luquinha’ na peça teatral. “Foi muito legal ter essa oportunidade de participar do teatro e foi muito bom falar sobre estar na sala de aula, porque temos que estudar para ter um futuro. Se não estudarmos, não vamos ser nada na nossa vida”, disse.
 
A aluna Sofia Almeida também participou do teatro e comentou sobre a importância da ação ao incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos “É muito importante falar sobre isso. Eu amei o teatro, ainda mais por eu ter participado. Foi falado para todos os alunos virem, se interessarem em aprender mais, para o nosso próprio futuro, para ter um trabalho digno”, afirmou a estudante.
 
Mais atividades do Dia D da Busca Ativa Escolar devem ser realizadas nas unidades do município no período vespertino. Segundo a Secretaria de Educação, a frequência escolar é um direito garantido e fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e o acompanhamento continuará sendo feito durante o ano letivo.

Leia Também:  Com jogos acirrados, Copa Sinop 2023 terá finais neste sábado (1)

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeito recebe em Cuiabá maquinários para Agricultura Familiar de Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu do Governo do Estado, nesta sexta-feira (14), em Cuiabá, novos equipamentos para a agricultura familiar de Sinop. Ao todo, o município foi contemplado com um trator cabinado, um caminhão baú e uma pick-up Montana 4 portas.  “A cidade de Sinop merece uma cidade que cresce a passos largos, e por isso que nós estamos aqui hoje, todos reunidos, trabalhando pela cidade, dando o que o povo precisa, conforto e, principalmente, fomento na agricultura familiar”,  pontuou o prefeito, que esteve no evento acompanhado dos secretários Scheila Pedroso (Planejamento Urbano e Habitação) e Vilmar Scherer (Obras e Serviços Urbanos) e, também, do vereador Toninho Bernardes.

A solenidade de entrega foi realizada no Arena Pantanal e comandada pelo governador Mauro Mendes. Ao todo, foram entregues 70 tratores, 34 caminhões e 17 veículos para várias cidades mato-grossenses, além de entregarem mais de 3,5 mil cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar, o Fundaaf, na modalidade “inclusão rural”, que busca oferecer apoio financeiro e técnico para que os pequenos produtores em situação de vulnerabilidade social possam desenvolver suas atividades no campo. 

Leia Também:  Festeja: Matheus Fernandes encerra festividade de aniversário de Sinop e leva milhares de pessoas ao Festival de Praia

 “O Estado faz uma grande entrega para a nossa agricultura familiar e para as nossas crianças, fazendo com que o dinheiro público, que é pago por todos nós por meio dos impostos, voltem para o cidadão em forma de bens e serviços. É, por isso, que estamos comprando máquinas e entregando para a agricultura familiar, além de ajudar as prefeituras a construir as creches, para que os pequenos produtores possam produzir melhor e a educação de Mato Grosso se torne a melhor do país”, disse o governador  na solenidade que marcou, também, a formalização de repasse de R$ 80,9 milhões para a construção de 23 novas creches e retomada de obras de 7 unidades em diferentes cidades do Estado.

Além do governador, participaram primeira-dama Virginia Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, secretários de Estado, deputados e diversas lideranças políticas.

Fonte: Assessoria da Prefeitura
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA