Várzea Grande

Obras no Pronto-Socorro de Várzea Grande começam na próxima terça-feira

Publicado em

Essa primeira etapa terá duração média de 45 dias e contará com duas frentes de trabalho atuando simultaneamente: uma equipe será responsável pela reestruturação do telhado, enquanto a outra atuará na reestruturação dos banheiros, desses setores

A próxima terça-feira, dia 8 de julho, será um dia histórico para a saúde municipal. Terão início as obras de reestruturação do Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), que vão justamente nos blocos mais críticos da unidade: os que compreendem a sala vermelha, a sala amarela e a UTI, setores mais sensíveis e afetados durante o período chuvoso.

Essa reestruturação vai garantir maior segurança, melhores condições de acolhimento aos pacientes e ambiente de trabalho mais adequado para os profissionais de saúde. Vai tornar a unidade de saúde, que é referência em Mato Grosso – e de portas abertas – em um espaço digno aos pacientes.

Essa primeira etapa da obra terá duração média de 45 dias e contará com duas frentes de trabalho atuando simultaneamente: uma equipe será responsável pela reestruturação do telhado, enquanto a outra atuará na reestruturação dos banheiros, desses setores. Nessa semana, parte dos setores que vão ser os primeiros a passarem pelas intervenções já começaram a ser isoladas.

“Esse é um sonho que estamos realizando. O ideal seriam uma reconstrução completa, melhor, construirmos um novo Pronto-Socorro, mas sabemos que o atendimento à saúde é urgente e com apoio do governo do Estado, estamos priorizando a saúde municipal e essa unidade que é de portas abertas e vem realizando um trabalho sério, com cirurgias inéditas e eliminando as filas nos corredores. Saúde é prioridade em Várzea Grande”, afirmou a prefeita Flávia Moretti (PL), hoje (4), ao confirmar o início das obras.

Leia Também:  ETA Júlio Campos volta a operar com 100% da capacidade após manutenção

CRONOGRAMA – As obras serão executadas por etapas e por setores, justamente para que a unidade hospitalar permaneça em pleno funcionamento, sem prejuízos ao atendimento da população. Nenhum atendimento médico será interrompido durante a reforma. Inclusive, os pacientes da sala vermelha vão continuar sendo assistidos, normalmente, pela equipe médica, com toda a estrutura necessária para garantir cuidado e atenção integral.

A intervenção contempla uma série de melhorias na estrutura da unidade hospitalar, como a cobertura total do telhado, reestruturação dos banheiros, pintura, reparos na rede elétrica e hidrossanitários. Além disso, três novos geradores de energia serão adquiridos, garantindo o pleno funcionamento da unidade mesmo em casos de interrupção no fornecimento elétrico.

A iniciativa integra um pacote de investimentos de R$ 11,7 milhões, viabilizado pelo governo do Estado, com articulação direta da prefeita e do vice-prefeito Tião da Zaeli. “O Pronto-Socorro estava pedindo socorro. Essa intervenção vai trazer mais qualidade no atendimento, mais conforto e segurança aos assistidos e a equipe médica”, comemora Moretti reafirmando o seu compromisso com a qualidade da saúde pública.

Leia Também:  Moretti recebe fiscais de trânsito e ouve demandas para melhorias na carreira

A urgência da intervenção se intensificou após o episódio registrado no mês de abril desse ano, quando uma forte chuva atingiu a cidade e provocou um alagamento generalizado na unidade hospitalar, comprometendo diversos setores e evidenciando ainda mais a necessidade de apoio do governo estadual para a recuperação da estrutura.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, vê essa reestruturação como um grande marco para a saúde de Várzea Grande. “Isso só está sendo possível graças ao apoio do governado do Estado que viu de perto a realidade da unidade hospitalar e não mediu esforços para que mais essa conquista chegasse ao Município”.

Com as adequações, o Pronto-Socorro de Várzea Grande deve se tornar uma unidade mais moderna, eficiente e acolhedora, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a qualidade do atendimento na rede pública de saúde.

A secretária pede compreensão à população durante o período de obras, pois obras geram transtornos, mas são para melhorias urgente e necessárias na unidade.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Várzea Grande

Beneficiários celebram sonho da casa própria em Várzea Grande

Published

on

Só em 2025, já são 211 moradias concretizadas em quatro residenciais. O evento foi realizado no Loteamento Hollywood, no bairro Novo Mundo, uma das regiões que mais crescem na cidade

“Foi a melhor coisa da minha vida. Sempre sonhei em ter uma casa só minha. Agora vou poder criar minhas filhas com dignidade”. A fala emocionada de Ana Paula Silva Moraes, de 20 anos, resume o sentimento de centenas de famílias que receberam, nesta segunda-feira (7), as chaves da casa própria em Várzea Grande. Mãe de duas meninas e à espera da terceira, Ana Paula foi uma das beneficiadas pelas 125 novas unidades habitacionais entregues nos residenciais Maranhão 2, América Residence e Residencial Viena.

“Morávamos com minha sogra. O espaço era pequeno, a situação difícil. Agora é recomeçar com fé e com o pé no chão, na nossa casa”, comemorou Luiz Henrique, ao lado da esposa Fabiana Benjamin. Eles agora terão mais privacidade e tranquilidade para construir um novo futuro.

Vanilza Costa de Deus, outra contemplada, descreveu o momento com poucas palavras e muito sentimento: “Sempre paguei aluguel, nunca fui sorteada. Hoje tenho minha casa. É um sentimento que não cabe no peito. Só Deus mesmo”. Ela vai dividir o novo lar com a filha de 14 anos.

Já Yasmine Gabriele Lima da Silva celebrou não só a conquista da casa com o marido Luiz Antônio e o bebê Luiz Felipe, mas também as promessas de novos equipamentos públicos anunciados pela prefeita Flávia Moretti (PL) para a região. “Saber que vai ter creche e posto de saúde aqui perto é maravilhoso. Facilita demais para quem tem criança pequena e trabalha. Hoje começa uma nova fase”.

Leia Também:  Edição especial do projeto terá atendimento gratuito e voltada às mulheres

Essas histórias são o retrato vivo de uma política pública que muda vidas. A entrega das 125 moradias populares marca mais um capítulo do programa SER Família Habitação em Várzea Grande, que já soma mais de 1.800 unidades entregues com apoio do governo do estado. Só em 2025, já são 211 moradias concretizadas em quatro residenciais. O evento foi realizado no Loteamento Hollywood, no bairro Novo Mundo, uma das regiões que mais crescem na cidade.

PROJETO – Cada imóvel conta com 59 m² de área construída em terrenos de 180 m² (6×30 m), oferecendo estrutura adequada para que as famílias possam viver com segurança, conforto e dignidade. As obras foram realizadas por meio de uma parceria entre o governo federal, com o programa Minha Casa, Minha Vida, o Governo de Mato Grosso, com o SER Família Habitação, idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes, e a Prefeitura de Várzea Grande, que entrou com a área e infraestrutura urbana como água, esgoto, asfalto e iluminação.

Durante a cerimônia, a prefeita Flávia Moretti reafirmou o compromisso de seguir investindo em serviços públicos para acompanhar o crescimento das áreas habitacionais. “Entregar essas casas é mais que um ato de gestão. É um compromisso com a dignidade e com o futuro das famílias de Várzea Grande. Vamos continuar lutando para trazer saúde, educação e estrutura para essas regiões em expansão. Nosso município está de braços abertos para todos que precisam”.

Leia Também:  Prefeitura amplia canal direto da população com a Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo

O vice-prefeito Tião da Zaeli também destacou o impacto social da ação: “Cada casa entregue hoje representa uma vida que muda. É um direito que se concretiza. Várzea Grande é exemplo de como a política pública, quando feita com seriedade, transforma realidades”.

Representando o Ministério das Cidades, o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, anunciou que o Município já conta com 440 unidades em construção e poderá apresentar até 600 novas moradias no próximo edital federal. “Estamos presenciando uma verdadeira revolução habitacional. A retomada do programa Minha Casa, Minha Vida mostra que, com união entre os entes federativos, conseguimos garantir moradia digna às famílias que mais precisam”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, Manoela Rondon, reforçou a importância do cadastro habitacional. “Estamos preparando o Município para o novo edital. É essencial que as famílias mantenham seus dados atualizados para não perderem a oportunidade de participar dos próximos sorteios”.

“Mais do que paredes e telhado, essas casas representam segurança, independência e um novo começo. Para muitos, um sonho de décadas, que agora tem endereço, número e nome em contrato”, finalizou Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA