CENTRO-OESTE

World Creativity Day: Cuiabá irá sediar maior festival colaborativo de criatividade do mundo

Publicado em

O WCD é realizado anualmente em 21 de abril, data instituída pela ONU em 2017 como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’
O WCD é realizado anualmente em 21 de abril, data instituída pela ONU em 2017 como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’

A Capital de Mato Grosso se prepara para receber o World Creativity Day (WCD) 2025, maior festival colaborativo de criatividade do mundo, que acontecerá de 21 a 23 de abril, em Cuiabá. O Festival acontece simultaneamente em mais de 65 cidades do Brasil e mais 3 países.

O WCD é realizado anualmente em 21 de abril, data instituída pela ONU em 2017 como o ‘Dia Mundial da Criatividade e Inovação’. O evento chega à Cuiabá como um impulsionador da inovação, do empreendedorismo e da economia criativa em um evento totalmente colaborativo por voluntários e marcas que investem no Coletivo Criativo.

Todas as atividades poderão ser acessadas gratuitamente por meio do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial do World Creativity Day na internet.

A edição cuiabana do WCD representa um avanço significativo para o setor cultural e econômico da região Centro-Oeste, promovendo conexões estratégicas, formação profissional e novas oportunidades de negócios.

Com uma programação plural e dinâmica, o festival cria um ambiente propício para troca de conhecimentos, desenvolvimento de ideias e fortalecimento de redes colaborativas.

Além disso, se posiciona como um importante mobilizador para a representatividade feminina dentro do cenário criativo, destacando essas lideranças e impulsionando a participação de mulheres no mercado.

Leia Também:  Prefeito sanciona seis leis aprovadas na Câmara Municipal de Cuiabá

WCD CUIABÁ

“Somos um time de profissionais que atuam diretamente na valorização da economia criativa, inovação e desenvolvimento sustentável para que o WCD seja sucesso aqui em Cuiabá”, disse a líder do evento na Capital, Lílian Oliveira

O World Creativity Day (WCD) é um festival global que promove a criatividade e a inovação como ferramentas essenciais para o desenvolvimento humano, econômico e social. A iniciativa busca estimular a troca de conhecimentos e a construção de soluções inovadoras, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A participação de Cuiabá no WCD 2025 é um marco importante para a cidade, destacando-a no cenário internacional e conectando sua cena criativa a um movimento global de inovação.

O evento também se destaca por abranger um público variado, desde talentos emergentes até profissionais consolidados, ampliando as possibilidades de networking e desenvolvimento de novas iniciativas.

Além disso, o festival entra para um calendário de eventos de impacto na Capital, reforçando ainda mais a importância da divulgação midiática e do engajamento de toda a comunidade criativa.

PROGRAMAÇÃO E AÇÕES DO WCD CUIABÁ

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá realiza operação tapa-buraco na Avenida Beira Rio

O WCD Cuiabá contará com 15 ações estratégicas, distribuídas em diferentes espaços da cidade, promovendo imersão, aprendizado e experiências transformadoras.

Destacam-se:
​•​Concurso Cuiabá em Cores – Curadoria de Jaqueline Pessôa, incentivando a expressão artística e a identidade visual da cidade.
​•​Exposição Individual do Batorá na Galeria Lava Pés – Com uma ação especial em parceria com Tintas Coral, promovendo uma collab entre artistas.
​•​Oficina com o artista Luiz – Voltada para crianças, dentro do projeto de arte e educação de Jaqueline Pessôa.
​•​Oficina ministrada por Camila Pereira – Também dentro da Galeria Lava Pés, ampliando o impacto do festival na formação artística.
​•​Passeio Cultural Noturno.
● Palestra Show com lideranças criativas.
● World Creativity Social em parceria com os Voluntários de Elite.
● Encontros e Celebrações Colaborativas, entre outras ações, criadas por inspiradores e seus anfitriões, assim como, de mais de 20 voluntários.

Cada uma dessas ações terá um cronograma específico, com definição de local e tempo de duração disponíveis no link: https://worldcreativityday.com/brazil/cuiaba/home

Para mais informações acessem:

@_omundodelily
@worldcreativityday

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Visita técnica ao Bioparque Pantanal fortalece cooperação Cuiabá e MS

Published

on

Uma comitiva da Prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso, visitou, este mês, o Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para conhecer ações do espaço reconhecido como o maior aquário de água doce do mundo.

Considerado uma referência em conservação ambiental, turismo científico, acessibilidade e inclusão, o Bioparque tem entrada gratuita e é administrado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

A comitiva liderada pelo secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, conheceu a estrutura e a gestão do Bioparque Pantanal, assim como avançou nos trâmites para a formalização de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

“Foi uma visita extremamente rica. O Bioparque é um exemplo de equipamento turístico e educativo de excelência. Saímos com a sinalização positiva para estabelecermos um termo de cooperação que pode fortalecer nossa política de turismo e inovação em Cuiabá”, destacou o secretário Fernando Medeiros.

Leia Também:  Primeira-dama Marcia Pinheiro participa de almoço com candidatas ao Miss Universo MT

Integrou a comitiva o secretário adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni, e o diretor de Equipamentos Turísticos, Fernando Sato. Eles foram recebidos pela diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, e pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul, Artur Falcette.

Nova visita

Uma equipe do Governo de Mato Grosso do Sul deve visitar o Aquário Municipal Justino Malheiros, em Cuiabá, nos próximos dias, com o objetivo de aprofundar a articulação e finalizar os detalhes do termo de cooperação técnica. O documento deverá formalizar a parceria entre o município e o estado vizinho, promovendo troca de conhecimento, formação técnica e integração de estratégias voltadas ao turismo, à pesquisa científica e à inclusão social.

Centro de pesquisa e inclusão

Além de ser uma atração turística, o Bioparque Pantanal é um importante centro de pesquisa, mantendo parcerias com instituições de pesquisa e universidades para o desenvolvimento de estudos voltados à biodiversidade do Pantanal e de outros biomas brasileiros. Um dos destaques é o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN), inaugurado em 2023, que se dedica à conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Leia Também:  Prefeitura avança em negociações com Fórum Sindical por RGA e PCCSs das categorias de servidores

O Bioparque também é reconhecido por seu compromisso com a acessibilidade e inclusão. Com o programa “Bioparque para Todos – Iguais na Diferença”, o empreendimento oferece uma experiência acessível a todos os visitantes, independentemente de suas deficiências. A estrutura conta com tecnologia assistiva, como intérpretes de Libras, audiodescrição e experiências táteis para cegos, além de profissionais capacitados para um atendimento inclusivo.

#PraCegoVer

A matéria é ilustrada com as imagens de todos os integrantes da comitiva mato-grossense e representantes do Governo de Mato Grosso do Sul dentro do Bioparque Pantanal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA