MATO GROSSO

Festival internacional de divulgação científica inicia em Cuiabá nesta segunda-feira (19)

Publicado em

A partir desta segunda-feira (19.5), Cuiabá recebe a nova edição do “Pint of Science”, um festival internacional de divulgação da ciência. A iniciativa promove conversas sobre projetos de pesquisa em ambientes mais descontraídos, buscando conectar cientistas e pesquisadores com a sociedade. Neste ano, o evento comemora 10 anos no Brasil com 169 cidades brasileiras recebendo o projeto.

A organização do Pint of Science em Cuiabá é feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com apoio do Parque Tecnológico Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e outros parceiros.

Segundo a coordenadora local do evento, Mari Borges, o Pint of Science é um festival que aproxima a ciência da sociedade, divulgando o conhecimento e estimulando o pensamento crítico do público em um ambiente descontraído.

A coordenadora também ressaltou que o evento vem se consolidando cada vez mais em Cuiabá, recebendo apoio de importantes atores das principais instituições de ensino do Estado e do ecossistema de inovação local.

“A nossa expectativa é que o Pint of Science continue atraindo um público cada vez maior em prol da divulgação científica”, completou Mari.

Leia Também:  Bombeiros combatem incêndio em vegetação

Esta edição do Pint of Science será realizada na hamburgueria Poltrona Nerd, localizada na Rua Manágua, 132, bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A entrada é gratuita e não exige inscrições prévias. Para participar, basta comparecer ao local a partir das 19h, conforme a programação.

No primeiro dia, serão apresentados três trabalhos relacionados ao tema “conexões que transformam”. A programação continuará até o dia 21 de maio (21.5), quarta-feira.

Confira a programação completa no Instagram da Seciteci (Acesse aqui). O Pint of Science também ocorrerá em Cáceres e Barra do Garças.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Líderes estudantis realizam prévias para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis; evento será em agosto

Published

on

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai promover de 17 de junho a 1 julho, a última etapa dos encontros regionais dos grêmios estudantis. As ações são realizadas em parceria com as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os próximos polos a receberem o evento são Confresa, Alta Floresta, Matupá, Sinop e a Diretoria Metropolitana de Educação (DME).

De acordo com a Seduc, os encontros têm como objetivo fomentar a liderança jovem, a participação democrática e a organização dos grêmios estudantis, com dinâmicas formativas e reflexões sobre o papel do estudante como agente de transformação social dentro do ambiente escolar.

Mais de 700 líderes de grêmios estudantis participaram dos encontros realizados nos polos regionais de educação de Juína, Tangará da Serra, Diamantino, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Cáceres, Primavera do Leste e Barra do Garças.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que os eventos regionais são preparativos para o 2º Encontro Estadual dos Grêmios Estudantis que vai acontecer no segundo semestre desse ano, em Cuiabá. “A Seduc vai reunir os dirigentes dos grêmios para uma grande formação, troca de experiências e articulação de propostas”, disse.

Alan reforçou que a Seduc e as DREs estão investindo no protagonismo juvenil porque acreditam no poder transformador da participação estudantil. Para o secretário, “o grêmio estudantil é a ponte entre gestão e juventude. É ali que nascem as lideranças do presente e do futuro”, completou.

Leia Também:  Trânsito no trecho da MT-251 no Portão do Inferno foi liberado às 14h nesta quinta-feira (04)

“Os estudantes que entendem seu papel, que participam, propõem e se engajam, contribuem diretamente para a construção de uma escola melhor e de uma educação pública de qualidade”, disse o secretário.

Além de atividades voltadas ao fortalecimento dos grêmios, os encontros também têm reforçado a importância da participação dos estudantes nas avaliações institucionais, como o SAEB 2025, ressaltando que o desempenho da rede é construído de forma coletiva, com o engajamento ativo dos próprios alunos.

Para Matheus Silva, coordenador do projeto de fortalecimento dos grêmios estudantis da Seduc, o grêmio é uma peça central na transformação do ambiente escolar. “O grêmio estudantil é mais do que um grupo de representação. É onde nascem ideias, se constroem sonhos e se transforma a escola de dentro para fora. Quando o grêmio anda junto com a gestão da escola e com a Seduc, todo mundo ganha: a escola fica mais viva, os projetos ganham mais sentido e os estudantes se sentem parte real da mudança”.

Para Matheus, o protagonismo juvenil não é só uma palavra bonita. “É atitude, é fazer acontecer, é mostrar que a juventude tem ideias, força e o poder de transformar o presente e o futuro da educação pública em Mato Grosso”.

Leia Também:  Seplag lança identidade digital para servidores públicos da administração direta e indireta de MT

De acordo com Saulo Scariot, diretor regional de Educação do Polo Tangará da Serra, os grêmios têm assumido um papel estratégico: “Eles representam uma liderança dos estudantes na educação pública. Os estudantes representados nos grêmios vêm nos ajudando na divulgação das políticas públicas, no engajamento junto aos colegas, com as habilidades que essa juventude vem desenvolvendo”.

Saulo acrescentou, por exemplo, a gravação de vídeos, o uso das redes sociais para ajudar na divulgação de ações ou mesmo de políticas públicas que precisamos fomentar dentro da unidade escolar. “Vejo também que o grêmio estudantil é um elo de ligação entre a gestão escolar, a Secretaria de Estado de Educação e os estudantes”.

Cronograma dos próximos encontros

17/06 Confresa

24/06 Alta Floresta

25/06 Matupá

26/06 Sinop

01/07 Grande Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA