MATO GROSSO

Fugas de presos reduzem cerca de 63% em unidades prisionais de MT, segundo Sejus

Publicado em

As fugas de presos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso reduziram 62,85% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo números da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Conforme os dados, foram registradas 13 fugas em 2025, contra 35 do ano passado.

O secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, destacou que um dos fatores da redução são as operações frequentes para identificação e remoção de materiais ilícitos, como as armas artesanais, além das mudanças em procedimentos de segurança.

“A administração penitenciária vem reajustando diversos protocolos de segurança. Estamos reforçando os equipamentos eletrônicos e contamos com policiais penais eficientes e atuando com muita dedicação para assegurar a ordem nas unidades prisionais de nosso Estado”, pontuou.

Além da redução no número de fugas, a administração penitenciária efetua revistas contínuas para zerar a presença de materiais ilícitos, especialmente os celulares. De janeiro a junho deste ano, foram realizadas 405 operações nas 41 unidades prisionais de Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Civil prende em flagrante homem que agrediu e enforcou companheira

No mesmo período, foram retirados 2.387 aparelhos celulares durante as operações realizadas no Sistema Penitenciário estadual. Em 16 unidades, não foi registrada a localização de celulares; e, em outras sete, foi encontrado apenas um aparelho em cada uma.

O secretário Vitor Hugo Bruzulato apontou que o resultado é reflexo do trabalho intensificado desde o início do programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, do Governo do Estado, como uma das estratégias para redução dos índices criminais e aprimoramento da segurança no interior das unidades prisionais de Mato Grosso.

Leia mais do balanço semestral

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Batalhão Ambiental da PM prende faccionado e intercepta balsa de garimpo ilegal

Published

on

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu um homem de 24 anos, suspeito de extração de recursos minerais sem autorização, na manhã desta sexta-feira (14.11), em Alta Floresta. Na ação, a equipe apreendeu uma balsa de garimpo ilegal, uma caminhonete e um caminhão durante a fiscalização às margens do Rio Teles Pires.

Em continuidade a uma ação que desarticulou uma quadrilha e o fechamento de um garimpo ilegal na terça-feira (11.11), as equipes militares receberam uma denúncia de que integrantes de uma facção criminosa estavam no local tentado recuperar um balsa que teria sido inutilizada pela Polícia Militar Ambiental.

Ao chegar ao local, os policiais localizaram o suspeito que se apresentou como proprietário da balsa ilegal e estava com mais três pessoas contratadas para recuperá-la. O homem foi detido pelos militares.

Durante a ação, os policiais apreenderam o motor, os tubos flutuadores da embarcação, um caminhão e uma caminhonete RAM, a qual era utilizada para apoio. Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, para as providências que o caso requer.

Leia Também:  Expedição leva capacitação em gestão e comunicação para organizações da sociedade civil em MT

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA