MATO GROSSO

MT Hemocentro realiza capacitação em aférese para profissionais da saúde

Publicado em

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizou, entre terça-feira (1º.7) e sexta-feira (4.7), a capacitação em aférese para os profissionais de saúde da unidade e da hemorrede de Cuiabá e Várzea Grande.

Na capacitação, foram abordadas as duas modalidades de aférese: a terapêutica, que tem o objetivo de tratar doenças, eliminando substâncias nocivas por meio do sangue; e a não terapêutica, que tem como finalidade coletar os componentes do sangue do doador para a transfusão.

O objetivo da capacitação é habilitar os profissionais de saúde para realizarem a coleta de sangue por aférese (plaquetas, hemácias e plasma) de forma segura, eficaz e de alta qualidade dentro dos serviços de hemoterapia, com o intuito de proteger os doadores e garantir a qualidade dos produtos hemoterápicos, além de assegurar o cumprimento rigoroso das normas sanitárias.

A programação da capacitação foi organizada em três etapas: fundamentação teórica, que abrange os princípios hematológicos, indicações clínicas e as normativas da ANVISA; técnicas práticas, com operação de equipamentos e acesso aos protocolos padronizados; e estágio supervisionado, com realização de procedimentos reais em doadores e pacientes.

Leia Também:  Bombeiros combatem foco de incêndio em terreno baldio

A máquina usada para realizar a parte prática da capacitação é um equipamento da empresa Haemonetics, que realiza o processo de separação dos componentes do sangue (aférese) — como plaquetas, plasma e hemácias — diretamente de um doador ou paciente.

A enfermeira Mônica Torres, facilitadora da capacitação, destacou a importância de capacitar mais profissionais para melhorar o atendimento ao doador e a quem recebe os componentes que são separados pela máquina.

“A capacitação serve para que a gente tenha uma equipe mais preparada. A equipe que já trabalha aqui passa por uma recapacitação, com a revisão de conceitos, e quem ainda não estava capacitado passa a estar, para atender melhor a demanda do MT Hemocentro. Dessa forma, habilitamos mais profissionais para realizar procedimentos especializados”, destacou.

A médica e pedagoga do Núcleo de Educação Permanente (NEPES) do MT Hemocentro, Maria da Graça Zeferino Campos Lopes, explicou que essas capacitações são essenciais para manter os profissionais atualizados sobre práticas seguras na hemorrede.

“O Núcleo de Educação Permanente tem essa preocupação com a capacitação dos seus servidores. Por isso, a capacitação em aférese é de suma importância. Assim, o atendimento à pessoa que vai receber os componentes será feito com mais qualidade, rapidez e eficiência”, explicou.

Leia Também:  Sefaz disponibiliza Boletim Orçamentário em linguagem de fácil compreensão

A enfermeira Renata Brandão, que participa da capacitação, ressaltou que a parte prática é muito importante para que os profissionais entendam como a máquina funciona e possam estar habilitados para usá-la.

“O curso que foi fornecido nos traz muita segurança, pois podemos entrar em contato direto com a máquina, montá-la, ter contato com o paciente e ver como funciona o procedimento. Nós acompanhamos todo o ciclo, desde o início do processo até o momento em que a bolsa é levada para a pessoa que vai receber”, concluiu.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Crédito da Desenvolve MT impulsiona tecnologia em farmácia de manipulação em Sinop

Published

on

Com o apoio da Desenvolve MT, a farmacêutica Franciele Ribeiro deu um passo decisivo para transformar sua farmácia em referência na região norte de Mato Grosso. O crédito obtido pela instituição permitiu a implantação de um laboratório de ponta, elevando ainda mais o padrão de qualidade dos produtos manipulados e dos atendimentos prestados.

Franciele já havia realizado o sonho de empreender quando assumiu, há quatro anos, a Arte Farma – Farmácia de Manipulação, em Sinop (480 km de Cuiabá). Com 20 anos de experiência na manipulação de medicamentos e cosméticos, ela uniu sua trajetória profissional com a vontade de inovar no setor. E foi justamente essa busca por excelência que encontrou na Desenvolve MT, uma aliada para levar seu negócio a um novo patamar.

Com o objetivo de modernizar o laboratório e oferecer ainda mais qualidade para os clientes, a farmacêutica buscou apoio da Desenvolve MT. O crédito foi investido em tecnologia e novos equipamentos como balanças de alta precisão, tabuleiro de encapsulamento, entre outros equipamentos, essenciais para o processo de manipulação.

Leia Também:  Procons de Mato Grosso discutem direitos do consumidor em Reunião Técnica

“Nosso crescimento foi tão significativo que sentimos a necessidade de investir em tecnologia para o nosso laboratório. O objetivo foi garantir que esse avanço não parasse, permitindo que continuássemos expandindo e entregando nossos medicamentos a ainda mais pacientes, com a qualidade que eles merecem”, conta a empresária.

A inovação do laboratório resultou em um crescimento expressivo do negócio, segundo Franciele, no primeiro mês o faturamento dobrou e além do aumento da demanda, a qualidade dos produtos também foram elevados a um novo patamar. Tornando assim, a Arte Farma referência no ramo de manipulação de medicamentos e dermocosméticos na região Norte do estado.

Para Franciele, investir no próprio negócio foi um sonho, e contar com o apoio da Desenvolve MT fez toda a diferença para a consolidação dele. A farmacêutica ainda afirma, e aconselha, sobre a importância de encontrar parceiros, como a agência de fomento, que alavanquem sonhos e projetos tão importantes como esse.

“E o meu conselho de uma mulher empresária é que se você tem um sonho, corra atrás. E o melhor, procure parceiros que possam te ajudar a executar esse sonho e a alavancar ele cada vez mais.”

Leia Também:  Corpo de Bombeiros é o único no Brasil que fiscaliza e multa por uso irregular do fogo

Com a supervisão de Lívia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA