MATO GROSSO

Penitenciária de VG recebe materiais para alfabetização de adultos em ambiente prisional

Publicado em

Reeducandos do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, receberam nesta semana os materiais pedagógicos do projeto Mais MT Muxirum, da Secretaria de Estado de Educação, para início das aulas. Cento e dez reeducandos da unidade prisional estão matriculados neste ano nas classes de alfabetização do projeto.

O Mais MT Muxirum foi criado em 2021 pelo Governo de Mato Grosso e é coordenado pela Secretaria de Educação e prevê o atendimento a 79 mil pessoas até o final deste ano, com idade acima de 15 anos que, por algum motivo, não aprenderam a ler e escrever.

O projeto faz parte da Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentro do Plano Educação 10 Anos, do governo estadual.

Alfabetização nas prisões

No ano passado, 353 pessoas privadas de liberdade de oito unidades prisionais de Mato Grosso foram atendidas pelo Muxirum: Várzea Grande, Colniza, Sorriso, Alto Araguaia, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda e a colônia penal agrícola.

Leia Também:  Mais de 120 agentes e 9 aeronaves combatem incêndio no Parque Encontro das Águas

Apenas na penitenciária de Várzea Grande, 75 reeducandos receberam a certificação de alfabetização realizada em 2024.

Leonardo Ferreira, coordenador de Educação e Trabalho da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, explica que a alfabetização dos adultos integra as atividades de ressocialização promovidas no ambiente prisional e é a porta de entrada para novas oportunidades aos reeducandos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Batalhão Ambiental da PM prende faccionado e intercepta balsa de garimpo ilegal

Published

on

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu um homem de 24 anos, suspeito de extração de recursos minerais sem autorização, na manhã desta sexta-feira (14.11), em Alta Floresta. Na ação, a equipe apreendeu uma balsa de garimpo ilegal, uma caminhonete e um caminhão durante a fiscalização às margens do Rio Teles Pires.

Em continuidade a uma ação que desarticulou uma quadrilha e o fechamento de um garimpo ilegal na terça-feira (11.11), as equipes militares receberam uma denúncia de que integrantes de uma facção criminosa estavam no local tentado recuperar um balsa que teria sido inutilizada pela Polícia Militar Ambiental.

Ao chegar ao local, os policiais localizaram o suspeito que se apresentou como proprietário da balsa ilegal e estava com mais três pessoas contratadas para recuperá-la. O homem foi detido pelos militares.

Durante a ação, os policiais apreenderam o motor, os tubos flutuadores da embarcação, um caminhão e uma caminhonete RAM, a qual era utilizada para apoio. Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, para as providências que o caso requer.

Leia Também:  Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA