Política MT
Audiência pública em Sorriso discute instalação de polo da Unemat no município
Publicado em
10 de fevereiro de 2025por
Da Redação
A Assembleia Legislativa dE Mato Grosso (ALMT) discutiu com a população e autoridades locais a instalação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Sorriso durante audiência pública no município, a cerca de 400 km de Cuiabá. O debate foi promovido na Câmara de Vereadores na noite da última sexta-feira (7), por requerimento do deputado estadual em exercício Xuxu Dal Molin (União).
Hoje, a presença da Unemat em Sorriso se dá por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de cursos à distância. Na audiência, foi reivindicado o aumento das ações da universidade no município para que haja também cursos presenciais. “Os nossos estudantes atualmente precisam ir lá para Sinop. Esse é um deslocamento que além de custo, ainda é perigoso”, afirmou a secretária de Educação de Sorriso, Adriana Reichert. Ela também avaliou que apesar da oferta de outras instituições como o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e faculdades privadas, ainda não há vagas suficientes para atender toda a demanda da cidade e que é necessária a criação de cursos para voltados para tecnologia agrícola.
“Eu acho que a Unemat é o sonho da sociedade de Sorriso, porque traz novas oportunidades para o jovem, para as pessoas que buscam se profissionalizar, buscam ter um curso superior. A universidade vem para possibilitar o acesso ao mercado de trabalho”, colocou o prefeito de Sorriso, Alei Fernandes (União).
Na audiência, o chefe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci/MT), Allan Kardec, garantiu que o governo do estado vai inaugurar a Escola Técnica de Sorriso em agosto deste ano já com parcerias. “Nós temos um compromisso de inaugurar a nossa escola e colocar o máximo possível de instituição dentro dela. Seduc [Secretaria Estadual de Educação] e Seciteci, já está pactuado e já temos uma pactuação também com a Unemat. Então, haverá um núcleo acadêmico da Unemat no ato da inauguração”, afirmou.
O secretário explicou que o núcleo estará fixado em Sorriso e trabalhará para ofertar cursos. “Os professores podem ser tanto os que estão lotados em Sinop ou professores que serão contratados por um determinado período de tempo, de dois a quatro anos. Se a gente tiver demanda para manter professores fixos aqui, aí sim a gente começa a falar em concursos. Mas a princípio são turmas especiais de duas ou três entradas de cada segmento. Por exemplo, vamos abrir uma turma de agronomia ou um tecnólogo em informática. Formou a primeira turma, abre a segunda, formou a segunda, o mercado precisa disso? Então nós vamos abrir a terceira”, ilustrou Kardec.
O campus em Sinop será responsável por dar apoio para instalação e funcionamento do núcleo. O diretor da unidade, Júlio Benatti, adiantou que devem ser ofertados em Sorriso cursos relacionados à área de negócios e de produção agrícola, mas isso ainda passará por análise.
Ele também esclareceu a razão de a Unemat não pensar em instalar um campus em Sorriso agora. “Nós entendemos que aquele campus tradicional, como há 13 da universidade, não faz sentido a gente colocar numa cidade onde a gente está trazendo ensino superior atualmente, porque é uma estrutura um pouco engessada, que é necessária existir porque sem ela a gente não consegue oferecer esses cursos nos outros municípios. Diante disso, é mais interessante que a gente tenha oferta de turma única, que é uma turma que a gente consegue adaptar à demanda do município. Então oferta, por exemplo, a primeira vez um curso de agronomia, depois eu venho com pedagogia, depois uma turma da matemática e vou adaptando essa oferta em função das demandas do município”, disse o diretor da Unemat Sinop.
O deputado Xuxu Dal Molin comemorou a notícia de instalação do núcleo da universidade em agosto. “Nós sugerimos a utilização do prédio da Seciteci para que também a Unemat pudesse vir definitivamente para Sorriso. O secretário deu ok, o governador está dando ok e a Assembleia com certeza vai dar todo o apoio para a gente trazer definitivamente uma estrutura da Unemat para a cidade. Será uma revolução, realizando o sonho de muitos jovens que poderão estudar, fazer cursos de qualidade, públicos, gratuitos”, comentou o parlamentar.
“Pelo o que nós entendemos, se você edificar um campus, com aqueles cursos engessados, você não vai poder atender as demandas que evoluem rapidamente. Então nós tendo aqui uma estrutura de pessoas que vão aqui permanecer aqui, ouvindo em campo as demandas e construindo os novos cursos, talvez é muito melhor do que um campus para esse momento. E ali na frente, pode se transformar num campus. Então o primeiro passo, e definitivo, foi dado”, completou Xuxu Dal Molin.
“Eu quero agradecer imensamente a Assembleia Legislativa, o executivo e as entidades que estão fazendo parte disso. Você não tem como falar de planejamento com empresários, com produtores, com o setor industrial se você não tiver um planejamento e uma universidade que vai garantir mão de obra para essa cadeia”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Sorriso, vereador Rodrigo Materazzi (Republicanos).
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Assembleia acompanha apresentação do plano de ação para combate a crimes ambientais
Published
4 horas agoon
27 de março de 2025By
Da Redação
Deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) acompanharam o anúncio do governo do estado do plano de ação para combate ao desmatamento ilegal e a incêndios florestais de 2025, feito na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Paiaguás. Conforme a apresentação, o investimento estimado é de mais de R$ 125 milhões.
No documento está previsto trabalho de gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação. O principal destino de recursos são ações de prevenção e combate a crimes ambientais, como construção de um centro de triagem e reabilitação de animais silvestres, abertura de aceiros, monitoramento das áreas com satélites, ações educativas, contratação de brigadistas, criação de salas de situação descentralizadas e construção de um centro de triagem e reabilitação de animais silvestres.
“É um esforço que o Estado faz, através das nossas secretarias e em parceria com a iniciativa privada, um investimento em ações estruturadas, equipamentos e efetivo para que possamos combater os incêndios nesse período. Agradecemos às nossas forças de segurança e parceiros e esperamos que esses investimentos possam produzir um resultado ainda mais efetivo do que o que tivemos nos últimos anos”, disse o governador do estado, Mauro Mendes (União).
Presidente em exercício da Casa de Leis, o deputado estadual Júlio Campos (União), declarou que a ALMT está à disposição da política ambiental de Mato Grosso. “Nós assistimos hoje às palestras da secretária [Mauren Lazzaretti, de estado de Meio Ambiente], também do nosso comandante do Corpo de Bombeiros [coronel BM Flávio Gledson Bezerra] mostrando o quanto o atual governo vem fazendo em prol da política ambiental seja no combate ao desmatamento, também aos incêndios ilegais na área floresta do Mato Grosso”, afirmou o parlamentar. Segundo o comandante-geral dos Bombeiros, a expectativa é de que mais de 1.080 militares sejam mobilizados, além de 90 brigadistas municipais e 150 estaduais.
O plano ainda prevê o uso de 28 máquinas agrícolas da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, oito aeronaves, um helicóptero do Cento Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de mais de 80 viaturas para apoio nas operações por terra. Ainda de acordo com o Governo do Estado, o valor de R$ 125 milhões representa aumento de 68% nos investimentos para combate a crimes ambientais, em comparação com o ano passado.
Licenciado do cargo, o presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMT, deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou que tem acompanhado a atuação dos órgãos estaduais no combate aos incêndios florestais e ressaltou a importância dos investimentos e da cooperação entre as instituições para minimizar os impactos do fogo.
Também esteve presente o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), juntamente com representantes de órgãos como Ministério Público, Câmara dos Deputados, Exército Brasileiro, além de membros do poder executivo estadual.
Com informações da Secom-MT
Fonte: ALMT – MT

Prefeitura abre 33 vagas em Processo Seletivo para atuar no esporte

Polícia Civil fecha fábrica e ponto de distribuição de drogas no bairro Boa Esperança

Prefeita anuncia ampliação de atendimento psicológico às vítimas de violência

Polícia Civil fecha fábrica e ponto de distribuição de drogas no bairro Boa Esperança, em Cuiabá

Sorrisenses viajam para disputar o Troféu Adhemar Ferreira da Silva em São Paulo
CUIABÁ


Prefeitura registra descarte irregular dez dias após retirar 340 toneladas de lixo em bolsão
A Prefeitura de Cuiabá registrou descarte irregular de lixo, em um bolsão no bairro Santa Terezinha, 10 dias após retirar...


Cuiabá promove capacitação sobre autismo em parceria com o TJMT
A Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promoverá no dia 4 de...


Procon Municipal suspende emissão do Cartão Pernambucanas
O Procon Municipal de Cuiabá determinou a suspensão da emissão do cartão Pernambucanas, da Casas Pernambucanas, devido ao elevado número...
MATO GROSSO


Seduc lança Operação Saeb para preparar estudantes para avaliação da educação básica de MT
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lançou, na manhã desta quarta-feira (26.3), a Operação do Sistema de Avaliação da...


Governo licita construção de Academia Integrada para Forças de Segurança do Estado
O Governo de Mato Grosso licitou a construção de uma Academia Integrada e Centro de Formação para as Forças de...


Governo de MT assina decreto que estabelece período proibitivo de uso do fogo
O Governo de Mato Grosso assinou, nesta quinta-feira (27.3), o decreto que estabelece o período proibitivo de uso de fogo...
POLÍCIA


Polícia Civil fecha fábrica e ponto de distribuição de drogas no bairro Boa Esperança
Policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) fecharam, nesta quinta-feira (27.3), um ponto de fabricação e venda...


Polícia Civil fecha fábrica e ponto de distribuição de drogas no bairro Boa Esperança, em Cuiabá
Policiais civis da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) fecharam, nesta quinta-feira (27.3), um ponto de fabricação e venda...


PM prende foragido da Justiça de Goiás por tráfico de drogas em Barra do Garças
Policiais militares do 2º Batalhão de Barra do Garças prenderam um homem, de 31 anos, com mandado de prisão em...
FAMOSOS


Lívia Andrade exibe cliques ao lado do namorado, durante viagem: ‘Caribe’
Lívia Andrade apareceu cheia de estilo nesta quinta-feira (27), durante a viagem que está fazendo pelas Ilhas Turks e Caicos,...


Bruna Biancardi mostra looks de Mavie para aula de balé: ‘Demais para meu coração’
Bruna Biancardi, de 30 anos de idade, publicou novas fotos de Mavie, sua filha com Neymar, de 33, nesta quarta-feira...


Léo, filho de Marília Mendonça, toca música da mãe em aula de bateria: ‘Talentoso’
Leó, filho de Marília Mendonça e Murilo Huff, deixou os fãs da cantora emocionados, em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira...
ESPORTES


Brasil sofre humilhante goleada para a Argentina
Em noite para ser esquecida, a Seleção Brasileira foi atropelada pela Argentina no Monumental de Núñez, perdendo por 4 a...


João Fonseca brilha em Miami e avança à terceira fase do Masters 1000
Em um sábado de grandes emoções no Masters 1000 de Miami, o tenista brasileiro João Fonseca conquistou uma importante vitória...


Após cortes e suspensões, Brasil recebe novos nomes para desafio contra Argentina
O goleiro Weverton, o zagueiro Beraldo e os meio-campistas João Gomes e Éderson se apresentaram na manhã deste sábado (22)...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política MT6 dias ago
Assembleia possui políticas afirmativas para inclusão de pessoas com síndrome de Down
-
Opinião4 dias ago
As Hidrovias do passado são as soluções para o presente / por Suelme Fernandes
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Nestlé Brasil se junta à COBEA para promover avanços no bem-estar animal
-
Política MT7 dias ago
Edital anuncia concorrência pública para pavimentação da MT-199