Política MT
CST Genética dos Zebuínos discute importância dos sistemas de seleção e melhoramento genético
Publicado em
14 de abril de 2025por
Da Redação
A importância do desempenho reprodutivo de bovinos na pecuária mato-grossense e a utilização de biotecnologias reprodutivas com o intuito de melhorar o desempenho reprodutivo foi tema da segunda reunião de trabalho da Câmara Setorial Temática (CST) da Genética dos Zebuínos, realizada na manhã desta segunda-feira (14).
O presidente da CST, José Esteves de Lacerda Filho, explicou que a principal preocupação é buscar soluções para atender principalmente os pequenos e médios produtores do estado, que concentram cerca de 80% do rebanho do estado.
“Nós temos em Mato Grosso mais ou menos 168 mil pequenos agricultores de agricultura familiar. O que significa que 80% dos produtores do estado desenvolvem a pecuária com áreas de 300 animais para baixo”, avaliou o presidente. O que isso significa é que a agricultura familiar não está se beneficiando ainda desse desenvolvimento genético que já existe estudado e disponível no Brasil, mas não chegou no campo para o cidadão”, afirmou.
Lacerda explicou que o levantamento dos dados vai permitir o desenvolvimento de ações e políticas públicas que visam elevar o potencial produtivo da pecuária de pequeno e médio porte. “A ideia desta Câmara Temática, quando nós discutimos com o deputado Dr. João (MDB), era exatamente que a gente pudesse dar uma conciliação e montar um projeto piloto em Mato Grosso para ser aplicado no resto do Brasil, uma vez que o estado é referência na pecuária nacional e internacional”, defendeu.
O principal desafio é ampliar a monta com touros registrados para melhorar a produtividade e a qualidade do rebanho, conforme explicou o analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos Carvalho. Ele apresentou um estudo realizado pela entidade que apresentou a realidade da pecuária no estado e os desafios para que o aprimoramento genético alcance principalmente os pequenos e médios produtores.
“A monta natural é a principal opção dos produtores no estado, inclusive pelo custo, comparado com outras biotecnologias como a inseminação artificial”, explicou. O problema, segundo ele, é que o investimento ainda assim é alto. “Um animal registrado custa a partir de 15, 20, 30, 40 mil reais para esse produtor. Então esse produtor precisa ter a linha de acesso, porque a gente está falando de um reprodutor para cada 30, 40 vacas. Se ele já tem 100 matrizes, vai precisar de um mínimo de 3 reprodutores. Ai isso é um custo que fica alto”, avaliou.
Entre as vantagens do melhoramento genético estão a melhora da fertilidade do rebanho, melhora dos índices de ganho de peso em menor tempo, diminuição do intervalo entre gerações, aprimoramento agregando valor. “Um touro que cobre 30 fêmeas por ano, ele coloca a sua genética – 50% do seu DNA – em todos esses bezerros que ele estaria produzindo. Então veja a importância do touro dentro do melhoramento genético numa propriedade agregando”, afirmou.
Uma das alternativas, segundo ele, é garantir acesso a financiamento para aquisição de touro melhorado. “É o apelo que a gente faz, e a importância dessa comissão, discutir esse tema e buscar então linhas de crédito para esses produtores para estar adquirindo realmente um touro melhorador e fazendo toda a diferença na produção do estado de mato grosso”, defendeu.
A próxima reunião acontece no dia 5 de maio, às 10h, na sala das comissões.
CST – A Câmara Setorial Temática (CST) da Genética dos Zebuínos foi requerida pelo primeiro secretário da ALMT, deputado estadual Dr. João (MDB), e tem como objetivo discutir e propor soluções para o aprimoramento genético da raça zebuína no estado. Ela foi instalada no dia 17 de março e tem 180 dias para entregar um relatório, apontando os caminhos para elaborar um relatório com propostas para impulsionar o desenvolvimento genético do rebanho mato-grossense.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
3º Acampamento Terra Viva debate economia sustentável em audiência pública da ALMT
Published
4 horas agoon
29 de abril de 2025By
Da Redação
As reivindicações sugeridas durante a audiência pública que debateu o tema “Economia Sustentável para os Povos Indígenas de Mato Grosso”, realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta segunda-feira (28), no pátio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), serão encaminhadas aos órgãos competentes pelo autor da audiência, deputado Lúdio Cabral (PT).
O evento faz parte da programação do III Acampamento Terra Livre (ATL-MT 2025), com foco na COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA), com o tema “COP30: O protagonismo dos povos indígenas de Mato Grosso nas políticas internacionais Climáticas”. Transmitida, ao vivo, pela TV Assembleia, a audiência reuniu aproximadamente 400 representantes, de 43 etnias, das 87 terras indígenas mato-grossenses, que ocupam os três biomas: Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal. Oportunidade em que aproveitam para expor seus artesanatos e apresentações culturais.
Dentre as reivindicações, políticas públicas que promovam acesso a linhas de crédito; proteção de suas terras; medidas urgentes barrar o avanço das invasões, do garimpo, do desmatamento ilegal e das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
De acordo com a presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo, indígena do povo Bakairi, de Nobres, a audiência é necessária para ouvir o clamor dos indígenas, representados pelas 45 associações que fazem parte da federação, dentre elas a Associação Terra Indígena do Xingu (Atix) e o Instituto Raoni.
Foto: HELDER FARIA/ALMT
“É importante apoiar e dizer que os povos indígenas são produtivos e precisam de apoio. A maior demanda é por fomento, ajudar a escoar a nossa produção de banana, flexibilizar a questão burocrática. Temos presença de indígenas em todas as cadeias alimentares, na agricultura familiar, extrativismo, artesanato, moda, cultura. Então, é necessário dizer que estamos em todas as áreas da economia, mas a nossa economia é pensada para o coletivo, para o bem viver. E a Assembleia Legislativa vai ao encontro dos povos indígenas, que não têm a mesma visibilidade em relação aos outros povos mato-grossenses”, afirmou Eliane.
Ao assegurar o encaminhamento das sugestões, o deputado Lúdio chamou a atenção sobre as pautas para que o estado possa buscar caminhos para a devida execução de cada uma.
“Todas as propostas trazidas pelos povos indígenas de Mato Grosso nessa audiência vamos sistematizar e cobrar as responsabilidades que o estado tem. Também cobrar o governo federal, dos municípios, para que a gente contribua com a proteção do meio ambiente ao mesmo tempo em que se desenvolva a economia nos territórios”, afirmou o deputado, ao garantir apoio da ALMT à solução do escoamento da produção, uma vez que, segundo ele, os povos indígenas carecem também de assistência técnica, de crédito, de política para comercialização e de infraestrutura.
José Ângelo, da etnia nambikwara, representante da região Cerrado Pantanal, informou que existem as políticas públicas nacionais de fomento, mas muito burocráticas. “A população indígena, através das suas organizações, tem dificuldade de acessar o fomento para desenvolver dentro de seus territórios. Então, queremos uma audiência pública específica sobre esse tema para que possamos ser ouvidos”, solicitou.
Durante a audiência, o deputado Valdir Barranco (PT) falou sobre a importância de respeitar a cultura dos povos indígenas, que considera preponderante à preservação. “A classe produtora do Brasil deveria agradecer que ainda temos os povos indígenas que preservam os nossos biomas. É isso que faz com que tenhamos ainda um pouco de equilíbrio que nos restam. Se aprendermos um pouco com eles vamos superar essa questão das mudanças climáticas que ainda vão exigir muito de nós. Teremos a COP 30 neste ano e o Brasil poderá mostrar tudo isso que contribui com o mundo e pelo que somos admirados lá fora. Mas sobretudo devemos respeita-los como quem contribui para o equilíbrio do meio ambiente”.
A vice-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide (PT), informou que neste ano, os povos indígenas conseguiram apresentar 19 projetos, no valor R$ 8,9 milhões.
“Avançou muito. O projeto indígena já é bem desburocratizado, muitos dos documentos eles não precisam apresentar, mas mesmo assim há dificuldades. Então, a gente vai fazer oficinas, região por região, vamos começar pela Baixada Cuiabana e expandir para todo o estado, para que eles possam apresentar as propostas. Eles produzem muito bem, só nunca foram orientados de como vender, de como fazer, a comercializar”, disse Rosa Neide.
Também participou Benedito Garcia, coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai-MT). Explicou que já preparam um mutirão para emissão de documentos dos indígenas para que tenham acesso aos benefícios sociais. Mato Grosso tem seis das 38 regionais do país.
“Por isso, essa audiência pública é importantíssima porque precisamos trabalhar sustentabilidade, usar a terra de maneira correta, incentivar a agricultura familiar, que é uma maneira de terem uma renda dentro da própria comunidade”, concluiu.
Fonte: ALMT – MT

Vai à Câmara projeto que libera mais empréstimos com sobras do FNDCT

Moagem 2024/2025 é Concluída em Alagoas com Resultados Abaixo da Expectativa

Senado discutirá concessão da BR-364 em audiência pública na CI

CPI das Bets prende sócio de empresa de pagamento

Prédio próprio para o Renascer está com 10% de execução
CUIABÁ


Visita técnica ao Bioparque Pantanal fortalece cooperação Cuiabá e MS
Uma comitiva da Prefeitura de Cuiabá, capital de Mato Grosso, visitou, este mês, o Bioparque Pantanal, localizado em Campo Grande,...


Michelly homenageia contadores do Grupo Avante pelo Dia da Contabilidade
29/04/2025 Michelly homenageia contadores do Grupo Avante pelo Dia da Contabilidade Débora Inácio – assessoria Vereadora Michelly Alencar  Em celebração...


Doze secretários municipais debatem o Centro Histórico na Câmara de Vereadores
Doze secretários municipais, três secretários adjuntos e dois diretores da Prefeitura de Cuiabá participaram de uma audiência pública realizada pela...
MATO GROSSO


Gefron e PM apreendem 23 tabletes de cloridrato de cocaína e causam prejuízo de R$ 587 mil às facções criminosas
O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Militar apreenderam 23 tabletes de cloridrato de cocaína, na madrugada desta...


Corpo de Bombeiros socorre jovem vítima de capotamento na MT-251
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a um capotamento com uma vítima presa às ferragens. O...


Setasc leva mutirão com serviços gratuitos à população da região de fronteira
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) iniciou, nesta terça-feira (29.4), no Distrito de Santa Clara de...
POLÍCIA


Polícia Civil cumpre mandados que apuram a prática de crime contra administração pública
A Corregedoria-Geral da Polícia Civil, cumpriu nesta terça-feira (29.4), mandados judiciais no município de Lucas do Rio Verde (354 km...


Gefron e PM apreendem 23 tabletes de cloridrato de cocaína e causam prejuízo de R$ 587 mil às facções criminosas
O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Polícia Militar apreenderam 23 tabletes de cloridrato de cocaína, na madrugada desta...


PRF apreende mais de 6 kg de drogas em ônibus interestadual na BR-070, em Barra do Garças/MT
Na manhã da última segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 6 kg de entorpecentes durante fiscalização no...
FAMOSOS


Viih Tube perde 15 kg após malhar pesado e brinca: ‘Vai embora, diástase do cão!’
Viih Tube, de 24 anos, mostrou nesta terça-feira (29), que está firme e determinada na rotina fitness e com metas...


Nikki Meneghel, sobrinha de Xuxa, celebra um ano de namoro: ‘Viagem romântica’
Nikki Meneghel, de 19 anos, sobrinha de Xuxa, está comemorando um ano de namoro com João Vitor Peçanha com uma...


Taís Araújo arrasa com vestido preto, para festa de 60 anos da Globo: ‘Chegamos ‘
Taís Araújo, de 46 anos, e roubou a cena ao surgirem com um vestido preto deslumbrante na festa de 60...
ESPORTES


Cuiabá vence e esta na segunda colocação da Série B do Brasileiro
Em uma noite de domingo (27) vibrante na Arena Pantanal, o Cuiabá Esporte Clube superou a Ferroviária-SP por 1 a...


Cássio brilha, Cruzeiro vence e afunda Vasco no Brasileirão
Em um jogo disputado no Parque do Sabiá, o Cruzeiro venceu o Vasco da Gama por 1 a 0, em...


Palmeiras perde invencibilidade e liderança ao ser derrotado pelo Bahia
Em um jogo dramático no Allianz Parque, o Palmeiras foi surpreendido pelo Bahia e perdeu por 1 a 0, com...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Agritech lança microtratores inovadores para a agricultura familiar na Agrishow 2025
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Ibovespa fecha em alta impulsionado por cenário externo positivo e avanço de ações da JBS
-
POLÍCIA7 dias ago
Polícia Militar realiza solenidade de promoção de 963 praças e oficiais nesta quarta-feira (23)
-
Política MT7 dias ago
ALMT acompanha assinatura de contrato do governo do estado com o Albert Einstein para gestão do Hospital Central