Política Nacional
Demanda por garantia de investimentos marca sessão especial pelo Dia da Ciência
Publicado em
13 de junho de 2025por
Da Redação
O Senado realizou nesta sexta-feira (13) sessão especial em homenagem ao Dia da Ciência e do Pesquisador Científico. A data, oficializada pelas leis 10.221, de 2001 e 11.807, de 2008, assinala a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. Entre os objetivos da entidade está a melhoria dos sistemas nacionais de ciência e tecnologia.
A sessão foi realizada por iniciativa do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo Bolsonaro. Na abertura do evento, Pontes destacou que a data precisa ser comemorada, apesar de todas as dificuldades que o setor sempre enfrentou no Brasil.
O senador destacou que o país precisa investir em programas de pesquisa, recursos humanos, desenvolvimento e infraestrutura científica, o que inclui universidades, laboratórios e centros de pesquisa, além da distribuição geográfica adequada dos equipamentos dessas instituições e sua devida manutenção.
Pontes ressaltou ainda que todos os países desenvolvidos usaram a inteligência para fazer investimento consistente em pesquisa e desenvolvimento usando uma receita simples: educação focada, investimento consistente em ciência, tecnologia e inovação, ambiente de negócios favorável para desenvolvimento de empresas de base tecnológica para geração de emprego aos pesquisadores.
O senador defendeu ainda a aprovação de duas Propostas de Emenda à Constituição de sua autoria, ambas em tramitação no Senado: a PEC 31/2023 (conhecida como PEC da Ciência), que prevê aumento dos recursos investidos em pesquisa e desenvolvimento do atual 1% do Produto Interno Bruto para acima de 2,5% do PIB em um prazo de 10 anos. E a PEC 26/2025, que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O senador Izalci Lucas (PL-DF), por sua vez, disse que não se valoriza o resultado da pesquisa cientifica no Brasil, mas a burocracia, por mais que a pesquisa tenha excelente resultado. Izalci destacou pequenos avanços ao longo do tempo, mas disse que a questão financeira representa um dos maiores problemas do setor científico, que tem como maior desafio a própria popularização.
“Vulnerabilidade interconectada”
A vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências, Mercedes Bustamante, disse que a ciência é a nossa bussola indispensável e deve ter prioridade de financiamento em uma era de desafios globais. O mundo encontra-se em uma encruzilhada sem igual na história da humanidade, tendo em vista que o planeta responde a um clima em transformação, elevação do nível dos oceanos, intensificação dos eventos extremos, mudanças de ecossistemas e perda de biodiversidade, fenômenos esses que apontam para uma vulnerabilidade interconectada.
Secretário-substituto de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Osvaldo Moraes alertou que a ciência encontra-se em quase em regime estacionário na pesquisa, e que é preciso encontrar uma maneira de ampliar os investimentos em tecnologia no país.
O vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, Paulo Nunes, destacou que a ciência na era moderna é um instrumento de soberania, de desenvolvimento, de combate à pobreza e sobrevivência.
Para o diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, o contra-almirante Marcos Fricks Cavalcante, os pesquisadores e cientistas contribuem para o avanço e conhecimento do país, visando o progresso social e dos cidadãos. Cavalcante destacou ainda que a ciência nacional é feita de heróis, citando os nomes de César Lattes, Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Adolfo Lutz, Vital Brazil e o almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, fundador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A reitora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maysa Furlan, disse que cientistas, pesquisadores e a ciência são hoje as válvulas propulsoras para que se possa avançar em questões fundamentais, baseadas em uma ciência já alicerçada e que precisa ser preservada.
Ciência x Estado
Representante da Academia Nacional de Medicina (ANM), Marcelo Morales defendeu que celebrar a ciência e o pesquisador no Senado não é apenas um ato simbólico, mas um gesto civilizatório, o qual afirma que o conhecimento deve ser ouvido não apenas em momentos solenes, mas no cotidiano das políticas públicas onde se moldam os destinos da nação. Ele defendeu ainda um pacto entre ciência e o Estado, o qual deve começar e se fortalecer por meio de ações legislativas concretas.
De acordo com o diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Clênio Pillon, a estatal conta hoje com 2.120 pesquisadores. Passados 50 anos de sua criação e após muitos investimentos e parceria robusta com setor produtivo, o Brasil é hoje um dos grandes produtores mundiais de alimentos. Ele afirmo que o país, portanto, detém segurança alimentar, mas ainda não conta com soberania alimentar, visto que ainda importa boa parte das matérias primas utilizadas para produzir alimentos, sobretudo fertilizantes.
O Ártico, a Antártica e a floresta amazônica são os três principais reguladores climáticos do planeta, segundo o pesquisador da área polar e representante do campo da pesquisa cientifica em regiões antárticas, Marcelo Ramada. Consequentemente, ainda conforme Ramada, o conhecimento acerca do assunto é importantíssimo para entender e mitigar o processo de uma crise climáticas que se aproxima. Ele detalhou que, até o momento, o Brasil já realizou 43 operações antárticas e conta com 29 projetos de pesquisa para exploração de ambos os polos terrestres.
Diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rogério Cruz destacou que a produção cientifica desse setor está presente em diversas esferas da sociedade contribuindo de forma preponderante na solução de problemas nacionais e para o bem-estar da sociedade, entre eles na área de comunicação de longa distância.
O presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe), Eduardo Colombari, ressaltou que a ciência brasileira segue resistindo, mas não pode viver de resistência. Ele defendeu a PEC 31/2023, que prevê o aumento progressivo de investimentos públicos em ciência e inovação, e a PEC 26/2025, que protege o FNDCT de qualquer restrição orçamentária. Ele argumetou que “investir em ciência é investir em soberania, saúde, educação, inovação e dignidade nacional. Um país jamais será liberto sem a sua independência científica.”.
O requerimento de realização da sessão especial em homenagem ao Dia da Ciência e do Pesquisador Científico (RQS 53/2025) também foi assinado pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Confúcio Moura (MDB-RO), Sérgio Petecão (PSD-AC), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Zequinha Marinho (Podemos-PA), Jorge Seif (PL-SC) e Esperidião Amin (PP-SC). E pelas senadoras Mara Gabrilli (PSD-SP), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Ivete da Silveira (MDB-SC), Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
Cancelado debate sobre a retomada das atividades no RS após enchentes
Published
8 minutos agoon
8 de julho de 2025By
Da Redação
A comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul cancelou a audiência pública que realizaria nesta quarta-feira (9) para discutir a retomada das atividades econômicas e a reconstrução dos municípios gaúchos afetados pelas enchentes.
Ainda não foi marcada nova data para o debate.
A audiência foi solicitada pelos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Pompeo de Mattos (PDT-RS).
No fim de abril e início de maio de 2024, fortes chuvas atingiram o estado e causaram inundações e prejuízos em 478 cidades.
“As recentes enchentes no Rio Grande do Sul expuseram a urgência de se aprofundar o debate sobre as causas desse tipo de evento extremo e as medidas necessárias para mitigar seus impactos”, afirma Pompeo de Mattos.
Da Redação – ND
Fonte: Câmara dos Deputados

Cancelado debate sobre a retomada das atividades no RS após enchentes

Comissão aprova marco legal para o turismo itinerante

Sorriso recebe máquinas e equipamentos para fortalecer a agricultura familiar

FIDCs ganham força no agro e se tornam alternativa estratégica ao crédito do Plano Safra

Polícia Militar apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em Mato Grosso
CUIABÁ


Prefeitura de Cuiabá convoca 78 aprovados para atuação na rede municipal de Educação
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou nesta segunda-feira (7) a 38ª convocação de...


CPI do Estacionamento Rotativo ouve ex-prefeito Emanuel Pinheiro
SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá ouviram, na tarde desta segunda-feira (07), o...


Prefeitura de Cuiabá faz grande operação de limpeza e iluminação no Morro da Luz
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), deu início nesta segunda-feira (7)...
MATO GROSSO


Governo de Mato Grosso abre edital de seleção para agricultores familiares acessarem recursos do FUNDAAF
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) lançou o Edital de Chamamento Público nº 002/2025, nesta terça-feira (8.7), com...


Mapeamento da Defesa Civil identifica áreas de risco em Nortelândia
A Defesa Civil de Mato Grosso realizou o mapeamento de áreas de risco no município de Nortelândia (a 230 km...


Trânsito no Portão do Inferno funcionará em pare e siga até sexta-feira (11)
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito na região do Portão do Inferno na...
POLÍCIA


Polícia Militar apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em Mato Grosso
A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 1.906,59 quilos de drogas em dez dias, durante o patrulhamento tático e ostensivo,...


Polícia Civil prende homem suspeito de agredir e ameaçar companheira
Um homem de 34 anos foi preso, em flagrante, pela Polícia Civil suspeito de ameaçar e agredir com uso de...


Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva
Um homem, de 55 anos, foi preso pela Polícia Civil por descumprimento de medida protetiva. A prisão ocorreu neste domingo...
FAMOSOS


Edu Guedes passa por cirurgia de câncer e Ana agradece apoio: ‘Continuem rezando’
O apresentador Edu Guedes, de 51 anos, foi submetido a uma cirurgia delicada para a remoção de um câncer no...


Bruna Biancardi mostra momento em que Mavie conhece a irmã, Mel: ‘O encontro’
Bruna Biancardi encantou os seguidores do Instagram, ao compartilhar o primeiro encontro de Mavie de 1 ano e da irmã...


Bruna Biancardi compartilha momento do nascimento da segunda filha: ‘Nossa Mel’
Bruna Biancardi encantou os seguidores do Instagram ao compartilhar, na tarde deste domingo (6), cliques de Mel, sua segunda filha...
ESPORTES


Real Madrid vence Borussia em jogo eletrizante e garante vaga na semifinal do Mundial de Clubes
O Real Madrid carimbou seu passaporte para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes da FIFA ao derrotar o...


PSG vence Bayern e avança para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes
O Paris Saint-Germain garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Mundo de Clubes ao superar o Bayern de Munique...


Palmeiras cai diante do Chelsea e dá adeus ao Mundial de Clubes
A jornada do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes da Fifa chegou ao fim nesta sexta-feira, após uma derrota...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política Nacional6 dias ago
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
POLÍCIA4 dias ago
Polícia Civil de Mato Grosso prende vice-líder de facção criminosa paulista
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Governo anuncia Plano Safra da Agricultura Familiar com R$ 89 bilhões em recursos para 2025/26