Saúde
Mutirão do Agora Tem Especialistas realizará 10,3 mil cirurgias, exames e consultas para pacientes do SUS neste sábado (5)
Publicado em
4 de julho de 2025por
Da Redação
O Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizam, neste sábado (5/8), a partir das 8h, o Dia E – Ebserh em Ação, mutirão do Agora Tem Especialistas, que ocorrerá de forma simultânea em todos os hospitais universitários federais, que são 100% SUS. Com foco em áreas prioritárias do programa – como oncologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher -, a mobilização nacional atenderá milhares de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), para os quais serão realizadas 10,3 mil cirurgias eletivas, consultas e exames previamente agendados.
Esse número representa quase o triplo dos 3,7 mil procedimentos realizados em mutirão similar da rede Ebserh, em dezembro do ano passado. Isso revela como o Agora Tem Especialistas, criado neste ano, fortaleceu a mobilização. Trata-se de mais uma iniciativa do programa para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde, reduzindo a fila de espera por serviços especializados.
“Serão 45 hospitais universitários mobilizados em todo o país, com a maior variedade de procedimentos já ofertada em um único esforço nacional do SUS. Nunca tivemos algo tão diverso, tão abrangente e com tanta capilaridade”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Padilha ressaltou ainda a importância da parceria com o Ministério da Educação e a Ebserh. “O envolvimento dos hospitais universitários federais, coordenados pela Ebserh, é decisivo para garantir a formação de novos especialistas e a ampliação da capacidade de atendimento à população”, afirmou.
Neste sábado (5/7), às 8h, Alexandre Padilha acompanhará o mutirão do Agora Tem Especialistas no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ). Ele participará da agenda ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Também acompanharão o mutirão, que acontecerá simultaneamente em outros estados, os ministros Camilo Santana (Educação), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Márcia Lopes (Mulheres), Aniele Franco (Igualdade Racial), Ester Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República).
Integração estratégica fortalece o Mutirão e o Agora Tem Especialistas
Mais de 2 mil profissionais da rede Ebserh, vinculada ao Ministério da Educação, serão mobilizados para o mutirão deste sábado (5/7). Residentes, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e professores estarão envolvidos nas 1,1 mil cirurgias, 1,3 mil consultas e 7,9 mil exames agendados em 36 municípios de todas as regiões do país.
“Essa ação no programa Agora Tem Especialistas representa uma integração estratégica entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde. Estamos mobilizando toda a rede federal. O MEC está à disposição para construirmos juntos esse esforço histórico em defesa da saúde pública brasileira”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
A ação acontecerá nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
No âmbito do programa Agora Tem Especialistas, outros dois mutirões da rede Ebserh estão marcados para setembro e dezembro deste ano. Para participar, é necessário já estar em atendimento nos hospitais universitários e atender os critérios de prioridade ou ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual.
Dia E: mutirões, turnos extras e mais atendimento
O Dia E integra o projeto Ebserh em Ação, que promove mutirões e turnos extras. Em 2025, já foram realizados nacionalmente 166 mutirões.
“A Ebserh está comprometida com o esforço coletivo liderado pelo governo federal, junto aos estados e municípios, para enfrentar um dos maiores desafios do SUS, que é o acesso à atenção especializada. Esse esforço tem, também, um valor enorme para a formação de nossos alunos de graduação, residentes médicos e multiprofissionais”, afirmou o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Arthur Chioro. Para ele, “essa é uma oportunidade concreta de aprendizado e compromisso com o SUS e com a saúde pública brasileira”.
Visita a maternidade do Rio: reforço para a saúde da mulher
Ainda no Rio de Janeiro, o ministro Alexandre Padilha e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, visitarão, no sábado (5/7), o Hospital Maternidade Paulino Werneck, unidade de saúde inteiramente dedicada à atenção materno-infantil e à saúde da mulher. Localizado na Ilha do Governador, a maternidade oferta atendimento individualizado em todos os ciclos da gravidez e do puerpério (45 dias após o parto), além de serviços ginecológicos.
Recentemente, a unidade passou a contar com 16 leitos obstétricos, dois leitos de UTI Neonatal, quatro leitos de cuidados intermediários e dois leitos tipo canguru (destinados a recém-nascidos prematuros), duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), uma delas com banheira. Com o aumento da capacidade, a expectativa é que a unidade realize 100 partos por mês e 200 cirurgias ginecológicas por mês.
Nesta quarta-feira (3/7), o Ministério da Saúde fez um anúncio importante para a saúde da mulher: a incorporação no SUS do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido como implanon. O método, que ainda será disponibilizado, é mais eficaz que outros contraceptivos e oferece proteção por até três anos, evitando gestações não planejadas.
Carla Sá
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
Saúde
Ministério da Saúde apresenta ao banco do BRICS projeto para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Published
19 horas agoon
7 de julho de 2025By
Da Redação
O projeto para a construção do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS) foi apresentado ao Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), o banco do BRICS, nesta segunda-feira (7). O protocolo para financiamento de US$ 320 milhões, aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), foi entregue pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, à presidenta do banco, Dilma Rousseff. Agora, o a pasta aguarda a análise da instituição financeira.
“Apresentamos ao banco dos BRICS o projeto para o desenvolvimento de um hospital inteligente que use toda a tecnologia da informação e inteligência artificial, com base em experiências que estão acontecendo na China. É um grande passo para o Brasil entrar nessa revolução tecnológica”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil) será em São Paulo, no complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Saúde com a Universidade de São Paulo (USP). O ITMI-Brasil vai integrar os avanços médicos e tecnológicos do Brasil, China e demais países membros do BRICS e da comunidade internacional. O Ministério da Saúde instituiu um Grupo de Trabalho para conduzir a tramitação e a implementação do projeto, em articulação com outros ministérios e instituições parceiras.
Foto: divulgação/MS
O projeto arquitetônico prevê a construção de um novo edifício com 150 mil m², adotando padrões internacionais de sustentabilidade, segurança e inovação. Os projetos de engenharia e arquitetura incluirão práticas globais avançadas em logística interna, redução de infecções hospitalares e preparação para desastres e pandemias. A estrutura será adaptada às características climáticas locais para otimização energética e terá foco em um ambiente acolhedor e humanizado para garantir o bem-estar de pacientes e equipes.
A expectativa é que o ITMI-Brasil seja um centro de excelência em saúde digital, combinando tecnologias como inteligência artificial, telessaúde, ambulâncias conectadas em 5G, automação hospitalar, integração com prontuários eletrônicos e sistemas preditivos de gestão assistencial. O objetivo é garantir alta eficiência operacional, regulação inteligente de leitos e tempo de permanência reduzido, com atendimento resolutivo, ágil e seguro.
Inspirado em experiências internacionais, visitadas por delegações do Ministério da Saúde e da USP na China, o hospital adotará um modelo de gestão colaborativa com vocação para ensino, pesquisa e inovação.
A colaboração internacional é um pilar do projeto, unindo profissionais de saúde, pesquisadores e gestores públicos do Brasil, China e demais países do NDB, promovendo intercâmbio de conhecimento em tecnologia, gestão, sustentabilidade e atenção à saúde com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
Rede de UTI inteligentes
Com foco em ampliar a transformação digital no SUS e qualificar o cuidado especializado, o Ministério da Saúde vai investir, a partir deste ano, na estruturação de uma rede de UTI inteligentes. A estratégia consiste em estruturar, modernizar e aprimorar as Unidades de Terapia Intensiva em hospitais do SUS, em diferentes localidades brasileiras.
“São 320 milhões de dólares para a gente investir e montar, não só um hospital aqui no Brasil, mas também apoiar, já na largada, 10 UTIs espalhadas em todo o país. É ter uma verdadeira política de incorporação da inteligência artificial, das novas tecnologias de informação — que estão muito sendo utilizadas na China — para o cuidado dos nossos pacientes”, reforça o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A ação engloba a implantação de tecnologias avançadas e ações de medicina inteligente, com integração digital e suporte de telessaúde. O projeto vai começar em 10 unidades, com expectativa de expandir para mais serviços em todo país, além de fortalecer o cuidado em rede e a relação da área da saúde com os setores industriais e de desenvolvimento tecnológico.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses acontecem em Lucas a partir de quinta-feira (10)

Várzea Grande divulga tema central da VII Conferência Municipal da Cidade

Procon, Águas de Sorriso e Ager fiscalizam rede de esgoto

Comissões debatem rotas de integração sul-americana com ministra do Planejamento

Exportações de carne suína somam 14,2 mil toneladas na primeira semana de julho
CUIABÁ


Nota de Pesar | Beatriz Helena Bressane Spinelli
A Câmara Municipal de Cuiabá, por meio de sua presidente, vereadora Paula Calil (PL), e dos demais parlamentares, lamenta com...


Comissão da Câmara de Cuiabá aprova reconhecimento de manifestações culturais como patrimônio da capital
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá  A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) da Câmara Municipal de Cuiabá aprovou,...


Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de regularização fundiária no Jardim Santa Isabel
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, dá continuidade nesta terça-feira (8) ao...
MATO GROSSO


“Depois de tantos anos na cozinha, esse reconhecimento é emocionante”, afirma finalista do SuperChef da Educação 2025
A expectativa é alta entre os classificados para a 3ª etapa do SuperChef da Educação 2025, marcada para o dia...


Inscrições para as Seletivas Estaduais 2025 da Olimpíada Brasileira de Química vão até 21 de julho
Estão abertas, até o dia 21 de julho, as inscrições para as Seletivas Estaduais 2025 da Olimpíada Brasileira de Química...


Crédito da Desenvolve MT impulsiona tecnologia em farmácia de manipulação em Sinop
Com o apoio da Desenvolve MT, a farmacêutica Franciele Ribeiro deu um passo decisivo para transformar sua farmácia em referência...
POLÍCIA


Polícia Civil deflagra operação conjunta para enfrentar crimes e promover inclusão social no centro de Cuiabá
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (8.7), com apoio das demais forças de segurança, Prefeitura de Cuiabá...


Força Tática prende homem por tráfico e apreende 54 porções de maconha
Policiais militares da Força Tática do 15º Comando Regional prenderam um homem, de 20 anos, por tráfico ilícito de drogas,...


Polícia Militar apreende quase duas toneladas de drogas em dez dias em Mato Grosso
A Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 1.906,59 quilos de drogas em dez dias, durante o patrulhamento tático e ostensivo,...
FAMOSOS


Após ataques à filha, Ana Siebert revela se filha sabe do assunto: ‘É uma criança’
A influenciadora Ana Paula Siebert, de 37 anos, usou seus Stories do Instagram, na noite de segunda-feira (7), para responder a...


Deborah Secco ostenta shape trincado em passeio de lancha com a filha: ‘Paraiso’
Deborah Secco, de 45 anos, aproveitou a manhã desta terça-feira (8), em um passeio de lancha. Nos Stories do Instagram,...


Edu Guedes passa por cirurgia de câncer e Ana agradece apoio: ‘Continuem rezando’
O apresentador Edu Guedes, de 51 anos, foi submetido a uma cirurgia delicada para a remoção de um câncer no...
ESPORTES


Real Madrid vence Borussia em jogo eletrizante e garante vaga na semifinal do Mundial de Clubes
O Real Madrid carimbou seu passaporte para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes da FIFA ao derrotar o...


PSG vence Bayern e avança para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes
O Paris Saint-Germain garantiu sua vaga na semifinal da Copa do Mundo de Clubes ao superar o Bayern de Munique...


Palmeiras cai diante do Chelsea e dá adeus ao Mundial de Clubes
A jornada do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes da Fifa chegou ao fim nesta sexta-feira, após uma derrota...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Política Nacional6 dias ago
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
-
Ministério Público MT5 dias ago
Visão Fontana
-
POLÍCIA4 dias ago
Polícia Civil de Mato Grosso prende vice-líder de facção criminosa paulista
-
Esportes6 dias ago
Borussia Dortmund vence Monterrey e confirma clássico contra o Real Madrid no Mundial