TRE

Justiça Eleitoral leva na terça (14) e quarta-feira (15) atendimento a servidores públicos da PGE

Publicado em

Depois dos servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), agora será a vez dos servidores públicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) serem atendidos com o mutirão itinerante da Justiça Eleitoral para cadastramento biométrico. Os atendimentos acontecerão na terça-feira (14) e na quarta-feira (15), das 7h30 às 13h, na sede do órgão, localizada na Av. República do Líbano, nº 2258, bairro Despraiado, em Cuiabá.

A ação é resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Levantamento da Justiça Eleitoral no estado constatou que 8,4 mil servidores do Poder Executivo — dentro de um universo de 72,7 mil — ainda não realizaram o cadastramento biométrico, o que corresponde a 11,5% de todo o efetivo estadual. O refinamento dos dados apontou ainda que a maioria está em Cuiabá, totalizando 1.869 eleitores.

De quarta-feira (8) até esta sexta-feira (10), a equipe da Justiça Eleitoral esteve no edifício-sede da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), localizado no Centro Político e Administrativo (CPA), para o atendimento aos servidores públicos. A estrutura foi instalada na Sala Tarumã, no Complexo 1 da Sefaz, onde o atendimento ocorreu das 7h30 às 13h, marcando a primeira ação em prol do cadastramento biométrico de servidores públicos do Poder Executivo.

Leia Também:  Mais de 700 pessoas são atendidas pela Justiça Eleitoral Móvel no Araguaia

A parceria com a Seplag prevê ainda ações voltadas a outros públicos. Já estão em andamento as conversas para a instalação de um posto de atendimento no Comando-Geral da Polícia Militar, com o objetivo de atender os 547 militares da Grande Cuiabá que ainda não realizaram o cadastramento biométrico.

Jornalista: Anderson Pinho

#PraTodosVerem: A imagem mostra a fachada de um prédio moderno, identificado como sede da Procuradoria-Geral do Estado. O edifício é alto, com várias janelas distribuídas em andares, e apresenta uma combinação de cores neutras com detalhes em vermelho e madeira. Em frente, há uma área de entrada coberta, onde se veem motocicletas estacionadas e placas de identificação institucional. Ao fundo, é possível observar parte da cidade, com outros prédios e árvores.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TRE

Araguainha (MT) é o único município do Brasil a alcançar 100% de eleitores com biometria

Published

on

Araguainha é o único município brasileiro a ter 100% dos seus eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral. A cidade mato-grossense, localizada a 471 km de Cuiabá, alcançou esse feito nesta quinta-feira (9), após localizar e regularizar a situação de duas eleitoras que possuíam domicílio eleitoral no município, mas residiam em outras cidades. Agora, todos os 1.225 eleitores aptos a votar estão com a coleta biométrica em dia. A conquista é tão recente e significativa que o sistema eletrônico que monitora a evolução da biometria no Estado ainda não atualizou o resultado obtido.

A eleitora Karine Ferreira da Silva foi a última a realizar o cadastramento biométrico. Ela havia passado um período fora de Araguainha, residindo provisoriamente em Mineiros (GO), a 156 km de distância, para tratamento de saúde. Atualmente, mora em Tesouro, a 188 km de Araguainha. Sua situação eleitoral foi atualizada com a mudança de domicílio para a nova cidade. Enquanto a regularização não era concluída, o cartório manteve contato telefônico permanente com a eleitora.

Vitória Fernandes foi a penúltima eleitora localizada pela Justiça Eleitoral. Embora mantivesse domicílio em Araguainha, vivia e trabalhava em outra região — primeiro em uma fazenda em Barra do Garças e, posteriormente, em Rondonópolis. A regularização só foi concluída após ela retornar a Araguainha, ocasião em que servidores do cartório eleitoral percorreram 78 km, saindo de Alto Araguaia com o kit biométrico exclusivamente para coletar suas digitais e finalizar o procedimento.

“Deu trabalho, mas conseguimos. Temos muitas pessoas conhecidas e instituições parceiras que atuam em prefeituras, CRAS e órgãos de saúde, e que conhecem grande parte da população. Conversando aqui, ligando ali, acabamos chegando até o eleitorado, mantendo contato e incentivando a regularização junto ao cartório ou posto eleitoral. É preciso insistir — às vezes a pessoa não responde, mas tentamos outros caminhos e alternativas”, relatou o servidor do cartório da 8ª Zona Eleitoral, com sede em Alto Araguaia.

Leia Também:  Cartório Eleitoral de Campo Verde realiza mutirões em parceria com Prefeitura

O juiz eleitoral Daniel de Sousa Campos comemorou o resultado e ressaltou que o sucesso é fruto do trabalho em equipe e do empenho individual dos servidores. “Estou muito feliz e surpreso com essa conquista, pois sabemos o quanto é difícil chegar até o eleitor. Além de todo o trabalho de divulgação dos mutirões, das parcerias e das entrevistas em rádio e televisão, ainda foi necessário realizar contatos telefônicos e, em alguns casos, levar o kit biométrico até o eleitor. Foi um verdadeiro trabalho de formiguinha. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista”, destacou.

Ponte Branca

Além de Araguainha ser o primeiro município brasileiro a alcançar 100% de biometria, Ponte Branca, a 497 km de Cuiabá, está muito próxima de atingir o mesmo feito. O município está a apenas dois eleitores de concluir o cadastramento biométrico. Um deles já se comprometeu a procurar o cartório eleitoral na próxima semana para regularizar a situação. O outro, que reside em São Paulo, segue em contato com a Justiça Eleitoral para resolver a pendência. Em Ponte Branca, há 2.067 eleitores aptos a votar.

Biometria 100%

Atualmente, Mato Grosso possui 90,16% de cobertura biométrica, o que representa 249.197 eleitores cadastrados. Lançada em julho deste ano, a campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), estabeleceu a meta de alcançar 98% de cadastramento biométrico no Estado até o final de 2025.

Leia Também:  O Controle Judicial da Desinformação é tema de curso promovido pelo TRE-MT

Até o momento, nove municípios já atingiram ou ultrapassaram a meta: Araguainha, Ponte Branca, Vale de São Domingos, Planalto da Serra, Indiavaí, Ribeirãozinho, Torixoréu, Araguaiana e Alto Araguaia.

Nesta semana, a Coordenação da Campanha promoveu uma reunião de avaliação e alinhamento de estratégias para ampliar o cadastramento biométrico em Mato Grosso. O encontro virtual foi conduzido pelo desembargador Marcos Machado, corregedor regional eleitoral e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), e contou com a participação de 23 magistrados, além de chefes de cartório de diversas zonas eleitorais.

Jornalista: Anderson Pinho

Crédito da Imagem: Prefeitura Municipal de Araguainha

#PraTodosVerem – A imagem mostra uma vista aérea de uma área de lazer às margens de um rio, em Araguainha (MT) com grande concentração de pessoas aproveitando o local para banho e recreação. Há barracas e tendas montadas na beira do rio, enquanto ao fundo é possível ver uma estrutura coberta, veículos estacionados e diversas casas, indicando uma cidade de pequeno porte. A paisagem é marcada por árvores e vegetação típica do interior, transmitindo um clima de confraternização e diversão comunitária.

Fonte: TRE – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA