MATO GROSSO

STF homologa Plano Estadual de Regularização Ambiental de MT e destaca evolução do planejamento

Publicado em

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, nesta sexta-feira (26.6), o Plano Estadual de Regularização Ambiental apresentado pelo Governo de Mato Grosso, reconhecendo a evolução do planejamento e a transição de um modelo artesanal para um sistema de gestão territorial mais automatizado.

A decisão foi proferida pelo ministro Flávio Dino, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, que acompanha medidas estruturais voltadas à prevenção e ao combate de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

“Merece registro positivo a estratégia adotada pelo Estado para o redesenho da lógica de funcionamento do Cadastro Ambiental Rural, com sua transformação em um instrumento ativo de governança ambiental e territorial”, afirmou o ministro, em um trecho da decisão.

O magistrado ressaltou, ainda, que Mato Grosso teve o maior ganho de escala entre todos os estados com a implantação do CAR Digital 2.0. O sistema possibilita a análise automatizada dos cadastros ambientais rurais com o cruzamento das informações declaradas pelos proprietários com as bases de referências homologadas pelo próprio Estado quanto à hidrografia, vegetação e área de preservação permanente.

Leia Também:  Polícia Civil prende homem que manipulou criança na internet para cometer abuso

Também foram destacados a transversalidade da política pública ambiental adotada em Mato Grosso com a integração entre o Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios (Cedif) e o Cadastro Ambiental Rural, e o desenvolvimento de módulos específicos para regularização ambiental dos assentamentos e de compensação ambiental.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a homologação do Plano Estadual de Regularização Ambiental pelo STF demonstra que Mato Grosso não apenas cumpre as determinações judiciais, mas se posiciona como referência nacional na implementação do Código Florestal.

“O Plano reafirma o compromisso do Estado com uma agenda ambiental moderna, baseada em dados, tecnologia e governança, na qual produção e conservação não são objetivos antagônicos, mas dimensões complementares de um mesmo projeto de desenvolvimento”, afirmou a secretária.

Plano Estadual

Até 2028, o Governo de Mato Grosso pretende concluir oito ações estruturantes, que incluem o processamento de 100% dos cadastros via automação por meio do Sistema CAR Digital 2.0, a conclusão das bases cartográficas e o tratamento manual de casos complexos.

O plano estabelece cronogramas de execução para todos os eixos, com definição de prioridades, metas trimestrais e mecanismos para avaliação contínua dos resultados alcançados, revisão periódica das estratégias adotadas e a correção de eventuais desvios de execução.

Leia Também:  Polícia Penal intensifica operação de revista e realiza apreensão de 40 celulares na Penitenciária Central do Estado

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Hospital Regional de Cáceres avança em infraestrutura, tecnologia e humanização

Published

on

O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), promoveu, em apenas quatro meses, importantes avanços em infraestrutura, tecnologia e qualificação dos serviços, fortalecendo a assistência prestada à população da região Oeste.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, as melhorias foram feitas para garantir ambientes mais seguros, modernos e adequados às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. As ações integram o contrato de gerenciamento, operacionalização e execução dos serviços de saúde do hospital.

“Os avanços reforçam o compromisso conjunto da Secretaria e da Agir com a melhoria contínua dos serviços, a valorização da assistência humanizada e o fortalecimento da rede hospitalar regional, garantindo mais qualidade, segurança e dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o secretário.

Entre as principais entregas está a inauguração da nova ala da maternidade, construída em uma área de 850 metros quadrados, na Unidade II.

O espaço conta com 31 leitos distribuídos em 16 enfermarias climatizadas, equipadas com camas automáticas, televisores e banheiros privativos, além de posto de enfermagem centralizado, farmácia satélite, sala de exames, elevadores e acessibilidade completa.

A modernização tecnológica também avançou com a aquisição de um novo aparelho de ultrassom portátil, que permite a realização de exames à beira-leito, proporcionando mais agilidade nos diagnósticos e maior eficiência no atendimento.

Leia Também:  Etapa regional dos Jogos Estudantis Mato-grossenses reúne cerca de 900 estudantes em Alta Floresta

Apenas dois meses após a transição, a Agir consertou equipamento que permitiu a retomada dos exames de ressonância, ampliando o acesso dos usuários a exames de alta complexidade, um serviço essencial para a assistência à população de Cáceres e região.

Também nesse período, foram realizadas ações importantes, como o conserto do equipamento de raio-x da Unidade II. A iniciativa melhorou a assistência prestada aos usuários, que há algum tempo lidavam com as consequências da inoperância de equipamentos fundamentais.

A instituição também investiu na padronização dos carrinhos de emergência e na aquisição de 32 novas camas automáticas, 328 colchões e 320 travesseiros, fortalecendo a segurança assistencial e proporcionando mais conforto durante a internação.

As unidades estão passando ainda por um amplo processo de revitalização, incluindo pintura, recuperação de pisos e renovação de aproximadamente 3.500 m2 da estrutura física. O estacionamento da Unidade I também recebeu nova sinalização, ampliando a segurança para usuários e colaboradores.

Ainda na Unidade I, a revitalização estética e ambiental já está em andamento. As melhorias incluem a reestruturação do paisagismo, com a renovação dos espaços ornamentais, substituição da vegetação existente e implantação de novas espécies de plantas ornamentais.

A iniciativa tem como objetivo valorizar a infraestrutura do Hospital Regional de Cáceres, proporcionando um ambiente mais agradável, acolhedor e humanizado para pacientes, acompanhantes, colaboradores e visitantes.

Leia Também:  Polícia Militar recupera caminhão roubado e prende suspeito em Carlinda

Com foco na humanização dos ambientes, o hospital iniciou a implantação de uma nova identidade visual, com elementos que promovem acolhimento e bem-estar. Até o momento, cerca de 300 m2 já receberam a nova comunicação visual, com expansão prevista de mais 400 m2, com foco na valorização do espaço físico e da experiência do cuidado.

Na área estrutural, o hospital realizou ainda a manutenção preventiva da subestação elétrica da Unidade I, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao sistema de energia, sem impactos na assistência durante a execução dos serviços.

Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os investimentos refletem o compromisso da gestão Agir com a ampliação da capacidade de atendimento, a modernização da estrutura hospitalar e a oferta de uma assistência cada vez mais qualificada e humanizada. Segundo ele, os avanços demonstram o compromisso da gestão com a modernização contínua da unidade.

“Estamos promovendo uma transformação significativa na infraestrutura hospitalar, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo as condições de trabalho das equipes. Esses investimentos refletem diretamente na qualidade da assistência oferecida à população e consolidam nosso compromisso com um atendimento cada vez mais seguro, eficiente e humanizado”, afirmou o diretor-geral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA