Cuiabá

EducaPet leva conscientização sobre bem-estar animal a estudantes de escola municipal em Cuiabá

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, realizou a sexta edição do projeto EducaPet na EMEB Antônia Tita Maciel, localizada no bairro Jardim Florianópolis. A ação ocorreu na terça-feira (23). A ação reuniu alunos do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental em atividades voltadas à conscientização sobre guarda responsável, prevenção aos maus-tratos e respeito aos animais.

O projeto encerra o cronograma do primeiro semestre de 2026 e tem priorizado escolas situadas em regiões com maior número de ocorrências relacionadas a maus-tratos registradas pela Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal.

Segundo levantamento do órgão, o Jardim Florianópolis está entre os três bairros com maior demanda de atendimentos ligados à causa animal no município.

Durante a programação, os estudantes participaram de uma palestra educativa sobre direitos e cuidados com os animais, castração, responsabilidades dos tutores e os serviços oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá na área de bem-estar animal.

A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Ens, destacou que o projeto tem atuado diretamente em comunidades com maior incidência de casos de maus-tratos.

Leia Também:  Prefeitura realiza segundo dia de distribuição de sopa e cobertores após queda nas temperaturas

“Levamos informações sobre o que caracteriza maus-tratos, os cuidados necessários com os animais e os serviços oferecidos pelo município. A proposta é conscientizar as crianças para que elas também se tornem multiplicadoras dessas orientações dentro de casa”, afirmou.

Além da atividade educativa, esta edição contou com uma apresentação inédita do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Os alunos acompanharam demonstrações de farejamento de entorpecentes realizadas por cães treinados e conheceram o trabalho de animais utilizados em ações de interação e convívio social, conhecidas como cinoterapia.

A diretora da EMEB Antônia Tita Maciel, Elem Corrêa, ressaltou o impacto da iniciativa no ambiente escolar e o interesse demonstrado pelos estudantes durante as atividades.

“As crianças ficaram encantadas com a oportunidade de aprender sobre os animais de uma forma diferente. A apresentação prática complementou o trabalho desenvolvido pela escola e reforçou a importância de preservar, cuidar e respeitar os animais”, explicou.

Ao longo do primeiro semestre de 2026, o EducaPet percorreu seis escolas da rede municipal de ensino, alcançando mais de 2 mil crianças e adolescentes com ações voltadas à educação para o bem-estar animal, guarda responsável e prevenção aos maus-tratos.

Leia Também:  Presidente da ABRASEL usa Tribuna Livre para debater PL de Ranalli

Para a secretária Morgana, o trabalho desenvolvido nas escolas representa um investimento de longo prazo na transformação da realidade da causa animal em Cuiabá.

“Quando ensinamos uma criança a respeitar, cuidar e proteger os animais, estamos plantando uma semente que vai gerar frutos por muitos anos. Nosso objetivo não é apenas levar uma palestra, mas formar multiplicadores dessa consciência dentro das famílias e comunidades. A educação é uma das ferramentas mais poderosas para reduzir casos de abandono e maus-tratos no futuro”, destacou.

Com o encerramento do primeiro semestre, a expectativa da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal é ampliar o alcance do EducaPet no segundo semestre, levando o projeto a novas unidades escolares e fortalecendo a conscientização sobre a proteção animal em diferentes regiões da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá disponibiliza linha especial para atender evento nacional do Corpo de Bombeiros no Parque Novo Mato Grosso

Published

on

Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, atende ao 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com a disponibilização de uma linha especial até o Parque Novo Mato Grosso, entre os dias 24 e 26 de junho, onde acontece o evento.

A linha E01 fará o atendimento partindo do ponto de ônibus do Shopping Pantanal, passando pelos bairros até chegar ao destino, no Parque Novo Mato Grosso.

Os horários serão os mesmos nos três dias, com o ônibus da linha E01 saindo às 7h e chegando ao Parque às 7h50, onde permanece até as 12h.

Às 12h, retorna ao ponto de partida (Shopping Pantanal), oportunizando o retorno daqueles que desejarem voltar.

Às 13h, parte novamente para o Parque Novo Mato Grosso, onde permanece até as 18h. Nesse horário, realiza a última viagem, encerrando a atividade ao chegar ao Shopping Pantanal, por volta das 19h.

Leia Também:  Chef Cuiabano avança para 2ª fase com 29 candidatos

A parceria entre Município e Estado visa fortalecer o evento, oportunizando alternativas de transporte aos participantes, considerando a importância da programação.

Serão debatidas estratégias de prevenção de acidentes, redução da mortalidade nas vias e os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também estarão em pauta medidas para aprimorar o atendimento às vítimas. Participam desta edição profissionais de 23 estados e do Distrito Federal.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA